Lançado o Programa Interreg Espanha-Portugal 2021-2027

Nov 21, 2022

Já foi lançado o Programa Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, no âmbito de um seminário que decorreu dias 16 e 17 de novembro, no Centro de Exposições e Congressos CECA na cidade de Ayamonte (Huelva).

No evento de lançamento foram debatidos os objetivos, estratégias e prioridades do POCTEP 2021-2027, o plano financeiro e estruturas de gestão, os controles e auditorias e o calendário de convites à apresentação de projetos.

Consulte o PROGRAMA.

A AD&C participou neste seminário representada por Rui Inácio, Diretor da Unidade de Política Regional e Raquel Rocha, Coordenadora do Núcleo de Cooperação Territorial Europeia.

Rui Inácio interveio no painel ‘Plano Financeiro e Estruturas de Gestão’, tendo ainda entregado, com a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, os prémios do concurso de fotografia e vídeo promovido no âmbito do lançamento do POCTEP 21-27, no âmbito das celebrações do European Cooperation Day 2022.

Marcaram presença no encontro Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, em Portugal, Mª del Carmen Hernández Martín, Directora-Geral Adjunta para a Cooperação Territorial Europeia, DG Fundos Europeus do Ministério das Finanças e da Função Pública, Natalia Mª Santos Mena, Prefeita de Ayamonte, Mª Eugenia Limón Bayo, Presidente da Diputación de Huelva, Mercedes Caballero Fernández, Secretária-Geral dos Fundos Europeus do Ministério das Finanças e da Função Pública.

LANÇADO POCTEP 2021-2027

A Comissão Europeia aprovou, na sua decisão de 22 de agosto de 2022, o Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o maior programa de cooperação transfronteiriça da União Europeia (UE), que receberá uma dotação financeira do FEDER superior a 320 milhões de euros.

O POCTEP integra todos os municípios da fronteira, estruturando-se em seis áreas de cooperação: Galiza-Norte de Portugal; Norte de Portugal-Castela e Leão; Castela e Leão-Centro de Portugal; Alentejo-Centro-Extremadura; Alentejo-Algarve-Andaluzia; e uma área extra, a Plurirregional.

O Programa tinha sido apresentado pela Autoridade de Gestão do POCTEP a 31 de março de 2022 e após a sua aprovação e lançamento, serão a partir de agora divulgados novos concursos e projetos de cooperação transfronteiriça em benefício dos cidadãos.

 

Fonte: POCTEP