Estão abertos 4 novos concursos para acolher projetos de investigação estratégicos para a consolidação de objetivos de coesão territorial europeia, no âmbito do Programa ESPON 2030.
Os avisos lançados versam sobre:
- Análise do Balanço da Agenda Territorial 2030
‘ESPON Stocktaking Review of the Territorial Agenda 2030’: este concurso procura um prestador de serviços para assistir o EGTC ESPON na revisão da Agenda Territorial 2030. A revisão visa uma análise exaustiva à governação, implementação e comunicação da AT 2030, oferecendo sugestões para aumentar a sua eficácia na concretização dos objectivos de coesão territorial e da UE, assegurar a adaptabilidade às futuras tendências territoriais e reforçar o seu papel nos regulamentos da política de coesão da UE pós-2027. A data-limite para entrega de propostas é 29 de Setembro e o valor máximo concedido é de 150.000 euros.
- Pôr em prática políticas de transição energética na Europa Central (CleanEnergy4CE)
‘Putting clean energy trânsito policies into practice in central Europe (CleanEnergy4CE)’: este concurso procura apoiar análises sobre a aplicação prática de políticas de transição energética, focando-se na forma como as políticas energéticas a todos os níveis de governação podem facilitar a aceleração da transição para as energias limpas na Europa Central. A investigação explorará oportunidades, desafios, cooperação transnacional e mecanismos de governação para estabelecer políticas de transição energética eficazes, fornecendo, ainda, novos dados sobre as capacidades das autoridades locais e regionais para alcançar a neutralidade climática. A data-limite de entrega de propostas é 13 de Outubro e o valor máximo concedido é de 270.000 euros.
- Territórios de interface na região alpina (InTerAlp)
‘Interface Territories across the Alpine region (InTerAlp)’: este concurso concentra-se nos territórios de interface na região alpina europeia, mais concretamente entre a zona montanhosa do interior dos Alpes e as terras baixas pré-alpinas metropolitanas. O projeto visa explorar as ligações, os desafios e as estratégias de governação entre estas áreas, abordando questões de desenvolvimento, sinergias funcionais e crescimento sustentável através de práticas de governança territorial. A data-limite de entrega de propostas é 16 de Outubro e o valor máximo concedido é de 250.000 euros.
- Planeamento Inovador em Sociedades em Declínio Demográfico (RURALPLAN)
‘Innovative planning in shrinking societies (RURALPLAN): este concurso está orientado para investigações sobre o planeamento estratégico para zonas rurais em declínio, focando-se na Noruega, Suécia e Suíça. O objetivo deste concurso é oferecer recomendações fundamentadas e um modelo para melhorar o planeamento estratégico em áreas europeias em declínio, potencialmente descobrindo novas vias de desenvolvimento para comunidades rurais e residentes. A data-limite de entrega de propostas é 13 de Outubro e o valor máximo concedido é de 250.000 euros.
Todas as questões podem ser endereçadas por e-mail para tenders@espon.eu. Mais informações no portal do ESPON.
O que é a ESPON
ESPON é um programa financiado pela UE que une a investigação às políticas.
Fornecem análises territoriais, dados e mapas para:
- apoiar as políticas de desenvolvimento da UE – e em particular a Política de Coesão – com factos e evidências.
- ajudar as autoridades públicas a avaliar a sua região ou cidade, identificar novos desafios e potenciais e moldar políticas de desenvolvimento bem-sucedidas para o futuro.
Fonte: ESPON / Fórum Cidades