Assistiram ao evento cerca de 156 pessoas em sala e mais de 6000 pessoas online, através do Facebook e Youtube do PESSOAS 2030, do site e canal de Youtube do Correio da Manhã, meio que apoiou a divulgação do evento.
O evento, no âmbito das comemorações do Ano Europeu das Competências, iniciativa da responsabilidade da Comissão Europeia que pretende dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida, celebrou as competências, especialmente as dos adultos em idade ativa, como elo central do desenvolvimento socioeconómico do país. Contou com a presença de diversas personalidades da área das competências e com a colaboração de várias escolas profissionais.
Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, abriu a sessão a que se seguiu uma mensagem Laurent Sens, Diretor de Unidade, da Direção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia.
O PESSOAS 2030 apresentou o seu vídeo promocional em primeira mão, que foi seguido da intervenção de Domingos Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP e Coordenador do Ano Europeu das Competências, que explicou os objetivos e importância da iniciativa, no contexto europeu e nacional.
Ana Coelho, Presidente da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030 fez, por seu turno, uma apresentação do Programa, do seu contexto de partida, desafios prioridades e objetivos, destacando nesse contexto o papel do Programa para o desenvolvimento das competências dos residentes em Portugal.
Teresa Evaristo, que integrou a equipa de avaliação ex-ante do PESSOAS 2030, falou sobre esse processo de avaliação, muito relevante para o exercício de programação. Esta avaliação incidiu no diagnóstico da situação portuguesa, em que se fundamentou o Programa e sobretudo na análise da relevância e coerência na resposta proposta programática a esse diagnóstico.
O título do evento, “TRAJETÓRIAS PASSADAS, RUMOS FUTUROS – O lugar das PESSOAS na era digital” deu o mote para a discussão que decorreu na mesa redonda com as intervenções de Filipa de Jesus, Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP; Eleuterio Rodriguez, representante da Comissão Europeia; Clara Guerreiro, da CCP, em representação das confederações patronais por indicação do Conselho Económico e Social (CES); José Cordeiro, em representação das confederações sindicais, igualmente por indicação do CES e Teresa Evaristo da equipa de avaliação ex-ante do PESSOAS 2030. O debate foi moderado pela jornalista Susana Marvão, diretora da revista Business IT.
Durante o evento aconteceram dois momentos musicais protagonizados por alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, beneficiária do FSE+/PESSOAS 2030, na área da formação de jovens.
No final do evento, foi oferecido um brunch confecionado e servido por formandos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional Amar Terra Verde, beneficiária do FSE+/PESSOAS 2030.
O PESSOAS 2030 e o IEFP agradecem o apoio da Fundação Engº. António de Almeida e a colaboração das Escolas Profissionais que muito contribuíram para o sucesso deste evento.
Veja o vídeo resumo deste evento: