A Comissão Europeia publicou uma nova versão do documento “Comunicar operações de importância estratégica em 2021-2027: uma caixa de ferramentas práticas”, juntamente com traduções para seis línguas da UE.
O quadro regulamentar para o período de programação 2021-2027 introduziu uma nova funcionalidade para programas em toda a UE, as chamadas «operações de importância estratégica».
Com milhares de projetos da política de coesão financiados todos os anos em toda a Europa, as novas disposições visam destacar operações principais e emblemáticas e preparar o terreno para que contem a história do programa e a contribuição da política de coesão.
Cabe aos Estados-Membros e às autoridades de gestão definir as operações de importância estratégica. Na fase de implementação, os Estados-Membros, as autoridades de gestão e os beneficiários devem comunicar e garantir a visibilidade do apoio da UE.
O objetivo deste documento é inspirar os Estados-Membros, as autoridades de gestão e os beneficiários na comunicação sobre operações de importância estratégica.
Para tal, a versão inglesa da caixa de ferramentas foi atualizada no início de 2024 com informações revistas sobre a utilização do SFC2021 para operações selecionadas de importância estratégica (página 8 do documento). A caixa de ferramentas fornece respostas às perguntas mais frequentes e dá exemplos de garantia de visibilidade de operações emblemáticas e essenciais em toda a UE.
A versão atualizada também está a ser traduzida para as línguas oficiais da UE e a publicação de novas versões prosseguirá em várias rondas, começando pelas versões búlgara, checa, alemã, finlandesa, francesa e neerlandesa. Pode aceder às novas versões AQUI.
Esta publicação está disponível nos Destaques do Centro de Recursos da AD&C.
Para mais notícias sobre operações de importância estratégica, siga o site Inforegio na seção Como se comunicar!
Consulte o documento:
- “Comunicar operações de importância estratégica em 2021-2027: uma caixa de ferramentas prática” (versão inglesa)
Fonte: CE