O Programa Açores 2030 lançou três Avisos de concurso, para apoiar a excelência da investigação científica na região, destinados a investigadores jovens e seniores.
- Aviso ACORES2030-2024-11 – Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico na RAA – I&D Ciência – Projetos em Copromoção
Este Aviso dará apoio para projetos de IC&DT – Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, que desenvolvam atividades de investigação em todos os domínios científicos e que estejam alinhados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente Regional (RIS3 Açores).
Podem candidatar-se entidades que integram o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), Pequenas e Médias Empresas (PME) e Grande Empresas.
O projeto tem de ser liderado, obrigatoriamente, por uma Entidade não empresarial que integre o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorre até 18 de novembro de 2024.
- Aviso ACORES2030-2024-12 – Excelência da investigação na RAA – Cátedras – I&D Ciência – Projetos individuais
Este Aviso dará apoio para Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico através de iniciativas destinadas a promover a investigação académica regional de excelência, efetuada por investigadores seniores detentores de cátedras internacionais concedidas por entidades reconhecidas, que estejam alinhadas com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente Regional (RIS3 Açores).
Podem candidatar-se entidades não empresariais que integrem o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorre até 23 de julho de 2025.
- Aviso ACORES2030-2024-13 – Excelência da investigação na RAA – Jovens investigadores – I&D Ciência – Projetos individuais
Este Aviso destina-se a apoiar recém doutorados (</=5 anos) a desenvolver provas de conceito a partir da linha de investigação realizada no âmbito do doutoramento.
Podem candidatar-se entidades não empresariais que integrem o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorre até 23 de julho de 2025.
Para estes três Avisos são elegíveis Projetos de ID&I e Missões de interesse estratégico e com impacto a nível regional, orientados para a resolução de grandes desafios societais e promotores de parcerias e de cooperação alargada.
Fonte: Balcão dos Fundos