O Programa Algarve 2030 lançou um Aviso de concurso para financiar projetos de Economia circular nas empresas da região, com candidaturas até janeiro de 2025.
O Aviso ALGARVE-2024-61 visa promover a transição para uma economia circular, estando previsto o apoio a operações que desenvolvam:
- O aumento da produtividade resultante do incremento da reintrodução de materiais recuperados nos processos produtivos, da reorientação das cadeias logísticas, de abastecimento e da indústria e desenvolvimento de processos tecnológicos adequados para a reconversão de resíduos e subprodutos em novos materiais.
- A promoção de simbioses industriais e da adoção de atividades de ecodesign que favoreçam o aproveitamento de materiais recicláveis.
- A promoção da circularidade da água nas empresas, pela aplicação das melhores técnicas disponíveis e implementação de boas práticas para a reutilização eficiente da água nos seus processos produtivos.
- A adoção de novos modelos de negócio que promovam a circularização do setor, serviços, restauração e turismo (produto como serviço, economia de partilha).
- O incentivo a projetos de comércio eletrónico para otimizar a logística e a redução e reutilização de embalagens.
Podem candidatar-se as PME do Algarve, sendo ainda beneficiárias, na qualidade de copromotoras, as Entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII).
As operações apresentadas em copromoção envolvem obrigatoriamente uma colaboração efetiva entre empresas e ENESII, ou apenas empresas, sendo a entidade líder obrigatoriamente uma empresa.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 do dia 31 de janeiro de 2025.
Consulte aqui:
- Aviso ALGARVE-2024-61 – SITCE – Economia Circular
Fonte: Balcão dos Fundos