Os projetos de cooperação transnacional na área da construção naval e gestão portuária BLUESKILLING INNOVATION e HYDEA receberam em Bordéus, no contexto da agenda da Atlantic Week, o prémio europeu Atlantic Project Award, atribuído pela Comissão Europeia, através da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (MARE).
A entrega do galardão coloca em destaque o trabalho desenvolvido com o apoio de fundos europeus por instituições portuguesas em projetos internacionais, nomeadamente com parceiros espanhóis, franceses e irlandeses:
- O Instituto Superior Técnico ganha importância no projeto BLUESKILLING INNOVATION;
- A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no projeto HYDEA, ambos apoiados pelo Interreg Espaço Atlântico.
BLUESKILLING INNOVATION
O projeto BLUESKILLING INNOVATION, liderado pela instituição espanhola Foro Marítimo Vasco, venceu na categoria Competências Azuis e Literacia dos Oceanos.
Com o objetivo de promover boas práticas ambientais por parte de empresas que trabalham nos sectores da construção naval, os parceiros deste projeto têm vindo a apostar em ações de formação para uma maior utilização de ferramentas digitais e para a adoção de novas tecnologias que assegurem energias limpas.
O projeto reúne uma larga comunidade de investigação do setor aquático europeu, incluindo especialistas em transporte marítimo e fluvial, construção naval, portos e infraestruturas ou energias offshore.
As atividades que estão a ser desenvolvidas estão avaliadas em 1,92 milhões de Euros e têm um financiamento de 1,44 milhões do Interreg Espaço Atlântico.
HYDEA
O projeto HYDEA liderado pela Fundación Centro Texnolóxico de Eficiencia e Sostenibilidad de Eficiencia Energética, em Vigo, venceu na categoria Portos do Atlântico e Economia Azul.
Esta parceria aposta em projetos piloto para a integração de energias limpas nos portos de Brest (França), Leixões (Portugal), Vigo e Sevilha (Espanha), nomeadamente potenciando a utilização de hidrogénio nas operações marítimas.
O investimento, que poderá vir a ser replicado noutros portos, está avaliado em 3,43 milhões de Euros e é apoiado em 2,57 milhões pelo Interreg Espaço Atlântico.
Prémios atestam mérito dos promotores e das instituições
Para António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N, I.P.) e da Autoridade de Gestão do Interreg Espaço Atlântico, a atribuição dos prémios é feita numa altura em que as regiões europeias merecem ser reconhecidas pelos bons resultados apresentados nos últimos anos ao nível da política de coesão.
“Os prémios atribuídos pela Comissão Europeia atestam o mérito não só dos promotores que executam o financiamento europeu, mas também das instituições com décadas de experiência no planeamento e programação regional”, refere António Cunha, congratulando as entidades envolvidas neste reconhecimento internacional e sublinhando o contributo da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia para a aplicação dos fundos europeus nas regiões.
O prémio europeu Atlantic Project Award tem vindo a distinguir anualmente iniciativas excecionais, colaborações bem sucedidas e realizações relevantes para a implementação do Plano de Ação Atlântico 2.0 no território europeu.
Os Prémios são organizados pelo Comité de Estratégia do Atlântico, apoiado pelo Mecanismo de Assistência ao Atlântico, uma iniciativa da Comissão Europeia, através da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (MARE).
Fonte: Interreg EA