Se não teve oportunidade de participar na Mostra dos Fundos Europeus, no Porto, já pode assistir ao BEST OF com o resumo de três dias inesquecíveis repletos de partilha de conhecimento, inovação e impacto!
De 10 a 12 de dezembro, este grande encontro organizado e promovido pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, deu a conhecer os projetos e investimentos que têm sido dinamizados através dos Fundos Europeus em Portugal!
Na Mostra, foi disponibilizado um espaço informativo sobre o acesso e o funcionamento do Portugal 2030 no nosso país, facilitando, simplificando e aproximando este instrumento a quem o procura.
Durante os três dias, os mais de 1 500 participantes tiveram ainda acesso a stands de projetos inovadores financiados pelos fundos europeus, pitch de projetos que destacaram iniciativas transformadoras, mesas redondas e seminários com especialistas além de momentos de animação e networking, promovendo o intercâmbio de ideias.
O evento contou com a presença de membros do Governo, representantes da Comissão Europeia, representantes institucionais, membros da academia, empresários e a sociedade civil.
Destacam-se agora os debates mais importantes realizados durante os três dias na Alfândega do Porto:
DIA 1 – ARRANQUE DA MOSTRA
No primeiro dia, realizou-se o 3º seminário da Cooperação Territorial Europeia subordinado ao tema “Cooperação e Desenvolvimento Regional: Turismo e Património”, onde foram apresentados alguns projetos apoiados pelos programas da Cooperação Territorial Europeia – INTERREG.
Após a apresentação destes projetos teve lugar a Mesa-Redonda em que se debateu a importância do apoio a projetos na área do Turismo e Património enquanto impulsionadores do desenvolvimento das regiões em que se inserem.
DIA 2 – MAIS INSPIRAÇÃO E OPORTUNIDADES!
No segundo dia, a Mostra dos Fundos Europeus continuou a sua jornada com mais sessões enriquecedoras, debates dinâmicos e histórias de sucesso que mostraram o impacto dos fundos europeus!
Teve especialistas a partilhar conhecimento sobre financiamento para empresas, e muitos projetos inovadores em destaque. Assim como, uma mesa redonda fascinante sobre Inteligência Artificial, onde especialistas discutiram as suas aplicações e o impacto no futuro dos negócios.
Além disso, realizou-se um debate estimulante sobre o futuro da coesão, no Seminário Internacional do Relatório de Desenvolvimento e Coesão, abordando como os fundos europeus podem continuar a promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão em toda a Europa.
DIA 3 – ENCERRAMENTO MEMORÁVEL
O terceiro dia foi marcado por debates de alto nível, com especialistas a abordar o tema “Como comunicar melhor os Fundos Europeus”.
Assistimos também à entrega dos prémios POCTEP, onde foram destacados os 3 vencedores de cada categoria, Fotografia e Vídeo.
A Mostra dos Fundos Europeus reafirmou a importância dos investimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Portugal e da União Europeia.
Foram dias de inspiração, com debates enriquecedores, partilha de boas práticas e reflexões sobre o papel fundamental da inovação e colaboração na construção de um futuro mais coeso e competitivo.
Uma forma de sublinhar o compromisso do nosso país com os objetivos europeus e o impacto transformador que estes fundos têm na vida dos cidadãos, reforçando o lema do Portugal 2030 – Os Fundos Europeus mais próximos de si.
Foi a primeira grande iniciativa de caráter nacional do Portugal 2030, dirigida às empresas e ao grande público, com uma visão abrangente sobre os projetos e investimentos que têm sido executados através dos Fundos Europeus em Portugal.
Fonte: AD&C-NCE