O Programa de cooperação Interreg Sudoe, está a financiar o projeto ROBOTA-SUDOE, que visa automatizar tarefas exaustivas e repetitivas em setores tradicionais, como corte de carne, embalamento de frutas e montagem de bonecas, utilizando robôs colaborativos.
O desafio comum prende-se com a modernização tecnológica dos sectores económicos do espaço SUDOE, em particular da indústria agroalimentar e dos plásticos contribuindo para a transferência de conhecimento e inovação para os territórios menos desenvolvidos e para os setores tradicionais e artesanais, onde a automação tradicional não pode ser aplicada.
O projeto tem como objetivo principal melhorar a competitividade e potenciar o crescimento das PMEs, utilizando soluções de robótica colaborativa que respondam aos desafios endógenos e garantam o respeito pelo ambiente.
Pretende colocar a inovação ao serviço dos atores territoriais para melhorar a qualidade de vida e aumentar o potencial e a atratividade de todo o espaço SUDOE em particular das zonas rurais.
A iniciativa, que envolve instituições de Portugal, Espanha e França, inclui a criação de uma rede colaborativa para facilitar a transferência de conhecimento entre academia e indústria, além de workshops para entender as necessidades dos trabalhadores e otimizar os processos produtivos.
Para testar estas soluções robóticas colaborativas, serão criados demonstradores nos três países.
Em Portugal, o demonstrador auxiliará na seleção e embalamento de frutas, utilizando programas de recolha de imagens, inteligência artificial e visão computacional.
A cooperação entre os centros de inovação e os territórios será crucial para contribuir para o reequilíbrio territorial, promover a transferência da inovação e reforçar a atividade económica nestes territórios.
O aspeto inovador do projeto prende-se com a aplicação de tecnologias inovadoras e técnicas avançadas de IA no desenvolvimento de soluções de robótica colaborativa adaptadas a sectores tradicionais e artesanais.
O projeto, iniciado em janeiro de 2024, decorrerá até o final de 2026, com um financiamento de cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais quase dois milhões provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Saiba tudo sobre o ROBOTA-SUDOE e consulte o artigo no Expresso.
Fonte: AD&C-NCTE/Interreg-Sudoe