O Programa PESSOAS 2030 esteve na Feira de Educação Qualifica 2025, entre 12 e 15 de março, na Exponor, para divulgar as medidas que apoia na área da formação de jovens.
Durante os quatro dias, o Programa esteve presente no stand da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, mobilizando duas Escolas de cursos profissionais por dia, públicas e privadas, apoiadas pelo Programa, que mostraram ao público a sua oferta formativa através de projetos de formandos nessas áreas.
A participação do PESSOAS 2030 foi uma oportunidade para ampliar a visibilidade das medidas que apoia na área da formação de jovens, com o investimento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e Estado português, facilitando a interação direta com os seus destinatários finais.
Durante o evento, o stand da ANQEP, onde estava representado o PESSOAS 2030, revelou-se um espaço dinâmico, de troca de conhecimentos, experiências e abordagens inovadoras entre jovens, famílias e educadores.
O Vogal Executivo da Comissão Diretiva, Joaquim Bernardo, e Sónia Ferreira, Secretária Técnica do PESSOAS 2030, visitaram o evento no segundo dia e aproveitaram para conhecer e interagir com beneficiários e destinatários finais do Programa.
As oito escolas presentes, beneficiárias do investimento do Fundo Social Europeu Mais e do Estado Português, animaram o espaço com a divulgação das suas ofertas formativas em Ensino e Formação Profissional.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos pelos alunos, muitos dos quais foram realizados no âmbito das suas provas de aptidão profissional. Esses projetos destacaram a aplicação prática e a qualidade da formação oferecida, refletindo o compromisso das escolas participantes com a excelência educativa.
A presença na feira Qualifica 2025 reforçou o compromisso do PESSOAS 2030 com o ensino e formação profissional de qualidade e permitiu fortalecer relações com beneficiários e destinatários finais dos apoios.
Até 2029, o PESSOAS 2030 tenciona vir a apoiar 366 mil formandos em cursos profissionais, atingindo, pelo menos, à mesma data, 65% de empregabilidade ou prosseguimento de estudos, seis meses após a conclusão da formação.
A foto da notícia representa o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado. Veja as restantes fotos do evento no site PESSOAS 2030.
Fonte: Pessoas2030