Decorreu no passado dia 25 de março, no Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra, a Conferência “FIREPOCTEP+: Dia Internacional das Florestas”, um encontro dedicado à prevenção dos incêndios rurais na Península Ibérica, à gestão transfronteiriça das florestas e à agenda da União Europeia, que reuniu especialistas e entidades de Portugal e Espanha.
No período de acolhimento, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, frisou que o “trabalho do projeto e do consórcio que criaram é muito importante para o Município e para a Região”. “Este interior de Portugal tem de ser protegido e cabe-nos a nós fazer esse caminho, juntando especialistas, entidades públicas e privadas”, acrescentou.
Para o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito, os “territórios, os solos, as pessoas e o sistema financeiro não aguentam a cadência e a recorrência recente dos fogos florestais”, pelo que considerou ser necessário inverter este “desafio” com “conhecimento, partilha e com a descoberta de melhores formas para mitigar este problema e ganhar resiliência”.
Este não pode ser um trabalho “episódico”, adiantou Jorge Brito, salientando o “belíssimo exemplo que está a ser feito na Pampilhosa da Serra com o projeto de alteração da paisagem através da vinha”, na AIGP da Travessa.
No âmbito do programa da reunião do consórcio FIREPOCTEP+, este foi um dos projetos visitados pela comitiva, no decorrer de um conjunto de iniciativas identificadas como exemplos de boas práticas, implementadas no concelho pelo Município e pela CIM Região de Coimbra.
A conferência ficou marcada pelas apresentações de Juan Picos, coordenador do projeto FIREPOCTEP+ para a Universidade de Vigo, de Miguel Almeida, Investigador da Universidade de Coimbra, contando ainda com uma mesa-redonda subordinada ao tema “Rumo aos Objetivos da Estratégia Florestal Europeia”.
A iniciativa foi dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pelo projeto FIREPOCTEP+, que tem como objetivo reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal conhecida como La Raya.
Este projeto é liderado pela Universidade de Vigo e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do POCTEP 2021-2027 – Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal.
A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Autoridade de Certificação do Programa, esteve representada nesta Conferência por Isabel Gonçalves – Responsável pelo Interreg POCTEP.
Veja aqui a GALERIA DE FOTOS.
Fonte: AD&C-NCTE