O Programa Algarve 2030 lançou um Aviso de concurso que visa reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas, e reduzir todas as formas de poluição no Algarve.
O Aviso ALGARVE-2025-08 dará apoio para reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas, apoiando investimentos dirigidos às áreas que integram o Sistema Nacional de Áreas Classificadas.
O Algarve é a região do Continente que tem a maior percentagem do território em Áreas Classificadas (37%), incluindo a Rede Natura 2000, pelo que a sua defesa e valorização é uma peça fulcral no desenvolvimento sustentável na região.
Pretende-se assim contribuir para:
- A conservação da natureza, biodiversidade e património natural, especialmente as alinhadas com o Quadro de Ação Prioritária da Rede Natura 2000 e respetivas prioridades regionais, Planos de Ordenamento e Gestão das Áreas Classificadas, Planos de Cogestão, Plano de Ação para as Infraestruturas Verdes e a Biodiversidade no Algarve;
- A valorização das áreas públicas florestais e de proteção da biodiversidade associada a ações de interesse coletivo, sobretudo a integrada na Rede Natura 2000;
- A conservação e valorização de geossítios e monumentos naturais.
Especificamente em relação às Áreas Classificadas os apoios estender-se-ão aos territórios contíguos, integrando corredores de conetividade ecológica, em especial da Rede Fundamental de Conservação da Natureza (RFCN).
Ações abrangidas por este Aviso:
- Ações de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade;
- Infraestruturas verdes;
- Ações de promoção, sensibilização e comunicação.
Podem candidatar-se os Municípios e suas associações, entidades do setor empresarial local e outras entidades de natureza pública ou associativa, sem fins lucrativos.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18:00 horas do dia 31/03/2026.
Consulte aqui:
- Aviso ALGARVE-2025-08 – Conservação da natureza, biodiversidade e património natural – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo
Fonte: Balcão dos Fundos