Apoio para ações coletivas de descarbonização e digitalização das empresas

O Programa COMPETE 2030 lançou dois Avisos de concurso para apoio a ações coletivas de descarbonização e digitalização das empresas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
2 de Maio, 2025

O Programa COMPETE 2030 lançou dois Avisos de concurso para apoio a ações coletivas de descarbonização e digitalização das empresas.

DESCARBONIZAÇÃO NAS EMPRESAS

O Aviso COMPETE2030-2025-3 pretende promover a descarbonização da economia no tecido empresarial nacional, em particular das PME, através de intervenções de natureza coletiva que promovam a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis, com vista a acelerar a transição verde e atingir a neutralidade carbónica.

As ações a desenvolver devem promover a disseminação de boas práticas, a sensibilização dos empresários e a capacitação das empresas para a adoção de processos e tecnologias de baixo carbono e mais eficientes do ponto de vista energético e/ou que aproveitem o potencial das regiões de Portugal objeto de apoio.

O objetivo é reduzir a intensidade do consumo energético, o incremento da utilização de fontes de energia renovável e da introdução crescente de tecnologias e de processos produtivos neutros ou livres de emissões de carbono, em particular através de fontes ou tecnologias ainda não suficientemente disseminadas no mercado, contribuindo, desta forma, para o reforço da competitividade e do posicionamento estratégico das empresas nas cadeias de valor internacionais.

Deverá ser dado particular relevo para a alteração do paradigma energético das empresas, setores, fileiras ou clusters a que se dirigem, identificando as ações que, no seu conjunto, ofereçam um potencial para que os grupos-alvo possam promover, em média, uma redução de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa.

As candidaturas são apresentadas em copromoção pelas entidades qualificadas identificadas no Anexo A – Lista de entidades qualificadas, desde que cumpram todas as condições de acesso referenciadas no presente aviso e não tenham fins lucrativos, devendo ser celebrado o devido acordo escrito e indicado o copromotor que assumirá a função de entidade líder.

O Aviso tem aplicação nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorre até às 17h00 de 30/05/2025.

Consulte aqui:

 

DIGITALIZAÇÃO NAS EMPRESAS

O Aviso COMPETE2030-2025-4 pretende acelerar a transição digital do tecido empresarial nacional, em particular das PME, através de intervenções de natureza coletiva que procurem reforçar a sua maturidade digital, a atualização dos modelos de negócio, nomeadamente nos setores tradicionais.

Serão apoiadas operações que permitam demonstrar o potencial da digitalização na transformação de processos de produção com potencial de arrastamento na economia, bem como o aumento da literacia digital e o estímulo ao empreendedorismo digital.

As ações a desenvolver devem promover a disseminação de boas práticas, a sensibilização dos empresários e a capacitação das empresas para a incorporação de novas tecnologias digitais avançadas nos processos de produção, nos produtos oferecidos e nos modelos de negócio.

São abrangidos apoios a ações que permitam:

  • Promover uma cultura organizacional digital e da sua integração em ecossistemas digitais;
  • Fomentar a adoção de processos de produção autónomos, flexíveis e monitorizáveis, de processos de desmaterialização com clientes, fornecedores e parceiros, através de sistemas e equipamentos conectados e de soluções de plataformas integradas;
  • Disseminar plataformas digitais de apoio à gestão, com enfoque particular nas questões da cibersegurança, da inteligência artificial, da robótica, da internet das coisas, da computação em nuvem, da big data, ou das tecnologias aditivas de fabricação e da implementação de soluções tecnológicas de indústria 4.0, entre outras.

As candidaturas são apresentadas em copromoção pelas entidades com candidatura qualificada identificadas no Anexo A – Lista de entidades qualificadas, desde que cumpram todas as condições de acesso e não tenham fins lucrativos, devendo ser celebrado o devido acordo escrito e indicado o copromotor que assumirá a função de entidade líder.

O Aviso tem aplicação nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos,  decorre até às 17h00 de 30/05/2025.

Consulte aqui:

 

Fonte: Balcão dos Fundos

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos