A revolução das embalagens sustentáveis está em marcha e fala português! O projeto “The Wallpaper”, cofinanciado pelo COMPETE 2030, aposta na inovação sustentável, dando ao papel uma nova utilidade na conservação alimentar.
Num mundo em que a sustentabilidade se tornou uma exigência incontornável, a Science 351 posiciona-se na vanguarda da inovação com a operação “The Wallpaper”.
O projeto promissor tem como missão substituir o plástico nas embalagens alimentares por soluções naturais e eficazes, e nasce da necessidade urgente de criar alternativas seguras e sustentáveis sem comprometer a conservação dos alimentos.
Segundo Sónia Fiuza, Diretora Executiva da Science 351, “o papel é um material com um enorme potencial para este objetivo, é renovável, reciclável e biodegradável”.
No entanto, apesar das suas qualidades ecológicas, o papel ainda apresenta limitações críticas no que toca à proteção dos alimentos nomeadamente, a elevada permeabilidade à humidade e ao oxigénio, bem como a absorção de gordura, óleo e água. Estes fatores tornam-no, por si só, inadequado para substituir as embalagens plásticas no setor alimentar.
A solução encontrada surge com o projeto “The Wallpaper”, uma abordagem verdadeiramente inovadora que procura transformar essas fraquezas em oportunidades.
A tecnologia em desenvolvimento combina macromoléculas naturais como proteínas, lípidos e polissacarídeos biodegradáveis para criar um revestimento multifuncional que torna o papel hidrofóbico, oleofóbico, antimicrobiano e antioxidante.
A diretora sublinha a abrangência científica da abordagem que permite o desenvolvimento de um revestimento natural com alta performance, reciclável e industrialmente aplicável.
A ambição é clara: “que uma embalagem de cereais, chocolate ou frutos secos possa ser constituída exclusivamente por papel funcional, que repele água e gordura, protege contra oxidação e inibe o crescimento bacteriano, e possa ser reciclado ou compostado”.
Para além disso, pretende-se que algumas destas propriedades sejam alcançadas com o recurso a ingredientes endógenos, como o alecrim e o tomilho — valorizando recursos naturais locais e promovendo a biodiversidade.
Do ponto de vista estratégico, “The Wallpaper” é mais do que um projeto de I&D; é uma declaração de intenções.
“Este projeto é estratégico para a Science 351, enquanto produtora de tecnologias para o mercado, e responde a uma necessidade global, ao mesmo tempo que valoriza o conhecimento nacional e os territórios de baixa densidade”, afirma Sónia Fiuza.
A sua relevância é reconhecida a nível internacional, atraindo o interesse de grandes players da indústria da embalagem e da química, reforçando o papel da ciência nacional na resolução de desafios globais.
O apoio do COMPETE 2030 surge como fator determinante para a concretização desta visão. Permitiu não só mitigar os riscos inerentes, como acelerar significativamente o progresso do projeto.
Fonte: Compete2030