Bom Jesus de Braga vai ser reabilitado com apoio do Norte 2030

O Santuário do Bom Jesus de Braga vai ser reabilitado com obras de 2,3 milhões de euros, através do projeto “Bom Jesus: Requalificar III”, cofinanciado pelo Programa Norte 2030.
7 de Julho, 2025

O Santuário do Bom Jesus de Braga vai ser reabilitado com obras de 2,3 milhões de euros, através do projeto “Bom Jesus: Requalificar III”, cofinanciado pelo Programa Norte 2030.

A confraria do Bom Jesus do Monte e a CCDR Norte – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional assinaram, dia 7 de julho, o contrato que permitirá avançar com obras de 2,3 milhões de euros no emblemático santuário de Braga.

A intervenção conta com um financiamento a 75% por parte de fundos europeus, através do Programa Norte 2030, sendo o restante assumido pela confraria.

O projeto “Bom Jesus: Requalificar III” prevê várias intervenções, como a requalificação da Casa dos Correios, onde será criado um centro interpretativo do Bom Jesus com o nome do anterior arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga. Na parte inferior será construída uma nova cafetaria, que poderá receber exposições e outras iniciativas.

O projeto inclui igualmente uma intervenção na base do elevador, com a valorização do apeadeiro e a criação de um outro espaço interpretativo, este dedicado ao funicular. O Jardim de Camilo, em homenagem ao escritor Camilo Castelo Branco, também será reabilitado.

O projeto que arrancará ainda este ano prevê a colocação de sinalética em todo o espaço do santuário, e o aproveitamento das tecnologias digitais, abrindo aos visitantes a possibilidade de conhecerem melhor o Bom Jesus ou de poderem comprar online os bilhetes para viajar no elevador, visitar a torre sineira ou andar nos barcos do lago.

 

Fonte: Lusa/JN

 

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos