O Programa Sustentável 2030 participou num projeto-piloto, com seis países europeus, para identificar os principais desafios enfrentados pelos beneficiários de fundos europeus e desenvolver novas soluções para melhorar o apoio prestado.
Em 2024, a Comissão Europeia, em colaboração com a OCDE, iniciou um projeto-piloto com seis autoridades de gestão de diferentes países europeus para identificar os principais desafios enfrentados pelos beneficiários de Fundos Europeus e desenvolver novas soluções para melhorar o apoio prestado, promovendo, desta forma, os princípios de boa governação no âmbito da Política de Coesão da União Europeia.
O Sustentável 2030 participou ativamente nesta iniciativa, com um conjunto diversificado de atividades, incluindo inquéritos online a beneficiários para identificar necessidades de capacitação, grupos focais conjuntos, workshops multissetoriais e sessões de intercâmbio entre autoridades de gestão.
Destas atividades resultou a elaboração de planos de ação personalizados, bem como um RELATÓRIO SINTESE já disponível sob o tema «Apoiar as autoridades de gestão no reforço das capacidades da política de coesão».
A participação neste projeto reflete o compromisso do Sustentável 2030 com uma implementação mais eficaz, colaborativa e estratégica dos fundos europeus, essenciais para enfrentar os desafios da transição energética e climática.
Fonte: Sustentável2030