Concurso para apoio à internacionalização de empresas portuguesas

O Programa COMPETE 2030 lançou um Aviso que dará apoio a “Ações Coletivas – Internacionalização”, com vista a reforçar a orientação externa das PME portuguesas e a sua vocação exportadora.
31 de Julho, 2025

O Programa COMPETE 2030 lançou um Aviso que dará apoio a “Ações Coletivas – Internacionalização”, com vista a reforçar a orientação externa das PME portuguesas e a sua vocação exportadora.

O Aviso COMPETE2030-2025-8 tem como objetivo alavancar a internacionalização da economia através da promoção, prospeção e acesso a mercados internacionais e da dinamização integrada da oferta portuguesa das regiões menos desenvolvidas NUTS II – Norte, Centro e Alentejo.

Os beneficiários devem apostar no desenvolvimento e execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização, com vista a aumentar a competitividade e notoriedade do tecido empresarial nessas regiões.

Devem ser feitas abordagens de mercado, incluindo processos colaborativos de internacionalização, de partilha de conhecimento e de capacitação para a internacionalização, reforçando a orientação externa das PME e a sua vocação exportadora.

São abrangidas neste Aviso as seguintes grandes ações:

  • Campanhas coletivas de promoção internacional, nomeadamente através da definição de campanhas de meios para a promoção da imagem e oferta das regiões Norte, Centro e Alentejo nos mercados internacionais, bem como de presenças institucionais em certames internacionais de referência;
  • Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados;
  • Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através do desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos;
  • Promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado;
  • Atividades de prospeção, com aproveitamento de sinergias existentes, quer nos mercados já consolidados, quer na penetração em novos mercados.

Podem candidatar-se:

  • Associações empresariais, câmaras de comércio e indústria e agências de promoção turística;
  • Agências públicas com competências no domínio da internacionalização;
  • Entidades privadas sem fins lucrativos, que prossigam objetivos de interesse público, e que tenham estabelecido com as agências públicas atrás referidas parcerias para a prossecução de políticas públicas de caráter empresarial;
  • Outras entidades sem fins lucrativos quando participem em projetos em copromoção com uma das entidades referidas nos pontos anteriores, desde que justificado face à natureza da operação.

O Aviso tem aplicação nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo, sendo que os efeitos da operação a apoiar têm de se fazer sentir em pelo menos duas destas três regiões.

O período para apresentação de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até 30/01/2026, em duas fases:

  • Fase 1: termina a 31/10/2025 (17h00) e destina-se às entidades que não tenham candidatura aprovada no âmbito do Aviso COMPETE2030-2024-4;
  • Fase 2: termina a 30/01/2026 (17h00) e destina-se a todas as entidades que não se tenham candidatado à fase 1.

Consulte aqui:

 

Fonte: Balcão dos Fundos

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos