O Projeto AGEO – Atlantic Geohazard Risk Management, apoiado pelo Programa de Cooperação Interreg Espaço Atlântico 2014-2020, é o primeiro a chegar à fase finalista dos Prémios REGIOSTARS.
Os Prémios REGIOSTARS, lançado pela Comissão Europeia, reconhece os melhores projetos financiados pela União Europeia nas áreas da coesão, inovação e desenvolvimento regional.
De um recorde de 266 candidaturas, o AGEO foi escolhido como um dos 25 finalistas na categoria “Uma Europa Verde” pelo trabalho desenvolvido na prevenção de riscos naturais, que inclui o envolvimento dos cidadãos.
Coordenado pelo Instituto Superior Técnico em Portugal, participaram neste projeto instituições portuguesas como a Associação Portuguesa de Geólogos e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, bem como universidades e centros de investigação espanhóis, franceses, ingleses e irlandeses.
O projeto desenvolveu ferramentas inovadoras para melhorar a preparação para riscos geológicos e riscos nas regiões atlânticas.
Estes instrumentos incluem observatórios dos cidadãos, iniciativas de participação pública e infraestruturas de dados europeias destinadas a fazer face aos riscos costeiros e geológicos.
Cinco observatórios-piloto foram estabelecidos em várias regiões atlânticas, demonstrando o valor da participação cívica na melhoria da governança de riscos.
O projeto será apresentado durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em 14 de outubro, numa fase final de apresentação. Esta sessão será aberta a todos os participantes inscritos e seguirá o formato ‘Pecha Kucha’, que consiste em 20 imagens com 20 segundos de narração por imagem para contar uma história.
Os vencedores do prémio REGIOSTARS serão anunciados no dia seguinte.
A votação do público para o Prémio Escolha do Público terá início no dia 2 de setembro através do site REGIOSTARS, dando ao público a oportunidade de votar no seu projeto favorito.
Fonte: InterregAA