O Programa Madeira 2030 abriu candidaturas para apoio a Cursos Profissionais em estabelecimentos públicos e privados de educação, na Região Autónoma, para o Ciclo Formativo 2025/2028.
Os Avisos M2030–2025-30 e M2030-2025-31 visa promover a realização de Cursos Profissionais lecionados por estabelecimentos públicos e privados de educação, que constituem percursos de ensino secundário com dupla certificação.
Os Cursos Profissionais irão permitir aos alunos uma formação profissional inicial, com aprendizagens diversificadas, de acordo com os seus interesses, com vista ao prosseguimento de estudos e ou à inserção no mercado de trabalho.
Os cursos apoiados destinam-se a jovens que tenham concluído o 3.º ciclo do ensino básico, ou equivalente, desde que observados os requisitos de ingresso nos cursos profissionais de nível secundário, com idade inferior a 29 anos, à data de início da sua participação da formação.
Estas formações profissionais irão permitir aos alunos a obtenção do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, integrando uma forte componente de formação em contexto de trabalho em estreita articulação com o tecido económico e disponibilizando ofertas ajustadas aos jovens que procuram um ensino mais prático e técnico.
Para apresentação de candidaturas são elegíveis os cursos cujo ciclo formativo se inicia no ano letivo 2025/2026. Nas Escolas Profissionais Privadas e Escolas do Ensino Particular e Cooperativo, podem ser financiadas um número máximo de quatro turmas por entidade.
Podem candidatar-se as escolas profissionais públicas e as escolas do ensino particular e cooperativo na Região Autónoma da Madeira.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 17h00 de 15 de outubro de 2025.
Consulte aqui:
- Aviso M2030–2025-30 – Cursos Profissionais – Entidades Públicas
- Aviso M2030–2025-31 – Cursos Profissionais – Entidades Privadas
Fonte: Balcão dos Fundos