O projeto AGEO – Atlantic Geohazard Risk Management, apoiado pelo Interreg Espaço Alântico, venceu o Prémio REGIOSTARS 2025 na categoria “Uma Europa Verde” e foi também selecionado pela Escolha do Público!
Os Prémios REGIOSTARS, lançados pela Comissão Europeia, reconhecem os melhores projetos financiados pela União Europeia nas áreas da coesão, inovação e desenvolvimento regional.
De um recorde de 266 candidaturas, o AGEO foi escolhido como um dos 25 finalistas na categoria “Uma Europa Verde” pelo trabalho desenvolvido na prevenção de riscos naturais, que inclui o envolvimento dos cidadãos.
O projeto, apoiado pelo programa de cooperação transnacional Interreg Espaço Atlântico, desenvolveu ferramentas inovadoras para melhorar a preparação para riscos geológicos e riscos nas regiões atlânticas.
AGEO – INOVAÇÃO NA PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS
O AGEO reúne cientistas, comunidades locais e decisores políticos numa app que permite aos utilizadores emitir alertas, receber informação sobre eventos e conteúdos educativos sobre riscos geológicos na Região Atlântica.
Tem como objetivo proteger os cidadãos europeus de cenários de risco como deslizamentos de terras, atividade sísmica, inundações e erosão costeira.
O projeto também incluiu a criação de cinco observatórios-piloto para os cidadãos, permitindo que as comunidades locais participem desse sistema de alerta precoce.
“Este reconhecimento marca a notável contribuição do projeto para o desenvolvimento sustentável da Região Atlântica. Reflete a importância da cooperação transnacional como um dos principais instrumentos que manterão as regiões europeias unidas, também em resposta aos fenómenos naturais na proteção civil“, afirmou António Cunha, Presidente da CCDR Norte e Presidente da Autoridade de Gestão do Interreg Espaço Atlântico.
Coordenado pelo Instituto Superior Técnico em Portugal, o AGEO envolve 13 parceiros de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.
Veja aqui a GALERIA DE FOTOS da Cerimónia de entrega dos Prémios Regiostars 2025!
E saiba mais sobre o AGEO!
Fonte: Interreg EA