O Programa FAMI 2030 publicou um Aviso de concurso que disponibiliza 9 milhões de euros para apoiar ações de formação em língua portuguesa, dirigidas a nacionais de países terceiros, nas regiões de Lisboa e Algarve e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
O Aviso FAMI2030-2025-27 vai dar apoio a cursos de Português Língua de Acolhimento, incluindo:
- Aprendizagem da língua portuguesa, como alfabetização e competências básicas no domínio do alfabeto latino e da língua portuguesa;
- Imersão na língua, com atividades socioculturais e sessões sobre direitos e deveres dos cidadãos estrangeiros em Portugal.
Os cursos de Português Língua de Acolhimento destinam-se a nacionais de países terceiros com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa.
Neste sentido, os cursos certificam os níveis A1+A2 (Utilizador Elementar) e B1+B2 (Utilizador Independente).
Podem candidatar-se a Direção‐Geral dos Estabelecimentos Escolares, através dos estabelecimentos de ensino público, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, através da sua rede de centros de gestão direta e participada, e as entidades que integram a rede nacional de Centros Qualifica.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 de 28/11/2025.
Consulte aqui:
- Aviso FAMI2030-2025-27 – Português Língua de Acolhimento
Fonte: Balcão dos Fundos