O Programa Norte 2030 abriu candidaturas para apoio a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) no ano letivo 2025/2026 de entidades privadas que lecionem na região.
O Aviso NORTE2030-2025-25 vai apoiar Cursos TeSP que deverão promover a aquisição de competências técnicas e transversais que contribuam para a integração profissional dos diplomados, através da aproximação das ofertas formativas às necessidades do mercado de trabalho e da colaboração das Instituições de Ensino Superior (IES) com o tecido empresarial.
O apoio aos Cursos TeSP pretende melhorar o nível de competências da população, em especial a sua literacia digital e o acréscimo do número de licenciados do ensino superior, em especial nos domínios das ciências e das tecnologias da informação.
Outro objetivo é a melhoria das condições da transição para uma economia circular e a redução da dependência global dos combustíveis fósseis, através da formação, requalificação e reorientação de profissionais para estas áreas.
Podem candidatar-se as instituições de Ensino Superior privadas legalmente habilitadas para a oferta dos cursos TeSP.
No caso de serem unidades orgânicas do Ensino Superior Politécnico, integradas em instituições de ensino superior universitário e sem autonomia financeira, a entidade beneficiária é a respetiva instituição de ensino superior, sendo a unidade orgânica referida a entidade formadora.
A área geográfica abrangida é a região Norte, sendo a elegibilidade das operações determinada pelo local onde se realiza a formação.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 de 28/11/2025.
Consulte aqui:
- Aviso NORTE2030-2025-25 – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) – Entidades Privadas (ciclo 2025-2027)
Fonte: Balcão dos Fundos

