Alentejo impulsiona uma nova geração de Gestores de Fundos Europeus

A nova Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus do Instituto Politécnico de Beja arrancou, dia 19 de novembro, numa cerimónia que reuniu responsáveis nacionais e regionais.
21 de Novembro, 2025

A nova Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja arrancou, dia 19 de novembro, numa cerimónia que reuniu responsáveis nacionais e regionais, com a participação especial da Presidente da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Cláudia Joaquim, além de docentes e os primeiros formandos desta edição.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Programa Alentejo 2030  e o IPBeja, reforçando o compromisso conjunto com a capacitação do ecossistema dos fundos europeus.

A sessão de abertura foi dirigida pelo Vogal Executivo do Programa Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira, que assume a coordenação técnica da pós-graduação, tendo apresentado os objetivos estratégicos do curso e destacado a relevância da formação avançada para o sucesso da implementação do Portugal 2030 na região.

O evento contou com a presença da Direção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja – Isidro Féria e da Coordenação técnica da Pós-graduação – Luís Soares, e com a participação especial da Presidente da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Cláudia Joaquim, que sublinhou a importância crescente da qualificação dos profissionais envolvidos na gestão dos fundos estruturais e a necessidade de fortalecer competências num contexto de elevada exigência técnica.

Durante a cerimónia, foi igualmente realçada a qualidade e a diversidade do corpo docente, composto por especialistas reconhecidos nas áreas da gestão pública, planeamento, programação, avaliação e políticas europeias, garantindo um equilíbrio sólido entre rigor teórico e prática aplicada.

NOVA PÓS-GRADUÇÃO EM GESTÃO DE FUNDOS EUROPEUS

Nesta sessão inaugural, com transmissão online, o IPBeja e o Alentejo 2030 reforçam a aposta na qualificação avançada e no desenvolvimento territorial, num momento decisivo para a execução dos programas europeus até 2030.

Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus oferece formação especializada para profissionais que pretendem atuar com excelência em Gestão, Gestão Pública, Programas e Projetos, e Políticas Públicas.

Combina rigor teórico com prática aplicada, preparando os formandos para intervirem estrategicamente nos modelos de apoio ao investimento com financiamento comunitário.

curso capacita para funções em organismos públicos, empresas, associações e organizações do terceiro sector.

A estrutura curricular inovadora desenvolve competências técnicas, analíticas e pensamento crítico, essenciais para conceber, gerir e avaliar projetos sustentáveis.

Representa uma oportunidade única para assumir papéis de liderança, contribuindo para o progresso das comunidades e o uso estratégico dos fundos europeus.

Destaca-se o carácter colaborativo desta iniciativa, desenvolvida em parceria entre o Instituto Politécnico de Beja e a CCDR Alentejo, com o objetivo da Capacitação do Ecossistema dos Fundos.

 

Fonte: CCDR-Alentejo/ADC

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos