O Programa Algarve 2030 abriu candidaturas, até janeiro de 2026, para apoio à formação contínua dos docentes e formadores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e a valorização profissional dos docentes e dos gestores escolares na região algarvia.
O Aviso ALGARVE-2025-41 visa o desenvolvimento das componentes profissionalizantes ou tecnológicas dos docentes, dos formadores, e de outros agentes do sistema de educação e formação, tendo em vista a melhoria dos resultados dos alunos e formandos.
Ações abrangidas por este Aviso:
- Ações de formação contínua de docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, desenvolvida no quadro dos centros de formação de associação de escolas em domínios considerados prioritários para a melhoria da qualidade do ensino;
- Apoio à formação contínua de formadores, em particular das componentes profissionalizantes ou tecnológicas, de tutores da formação em contexto de trabalho e de outros agentes do sistema de educação e formação.
As ações podem ser realizadas na modalidade de formação presencial ou na modalidade de formação à distância (e-learning ou b-learning), utilizando plataformas adequadas que garantam a verificação das participações, cargas horárias lecionadas e volumes de formação realizados no Algarve.
Podem aceder aos apoios as seguintes entidades:
- Centros de Formação de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas
- Direção-Geral da Educação
- Direção-Geral da Administração Escolar
- Instituto de Avaliação Educativa, I.P.
- Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P.
- IEFP, I. P., através da sua rede de centros de gestão direta e participada, bem como estabelecimentos de ensino superior ou outras entidades formadoras certificadas que estabeleçam protocolos com o IEFP, I. P.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 de 30 de janeiro de 2026.
Consulte aqui:
- Aviso ALGARVE-2025-41 – Formação contínua de docentes, formadores e outros agentes de educação e profissionais do sistema de educação e formação
Fonte: Balcão dos Fundos

