O projeto GreenCode, cofinanciado pelo Programa COMPETE 2030, visa fortalecer a presença das empresas portuguesas do sector metalúrgico e metalomecânico nos mercados internacionais.
A globalização e as novas tendências obrigam as empresas a adotar estratégias diferenciadas para se destacarem e este projeto é crucial para potenciar o crescimento e a competitividade da indústria em Portugal.
O GreenCode, promovido pela AIMMAP – Metal Portugal, tem como meta principal facilitar a internacionalização das empresas, promovendo sua participação em feiras de referência. A ideia é utilizar várias estratégias, incluindo marketing digital e presença em marketplaces que inclui mercados na Europa, Ásia, América do Norte e África.
O foco principal do GreenCode estará nos fabricantes de máquinas e equipamentos, bens de consumo e artigos de metal. Além disso, a participação coletiva nas feiras Hannover Messe 2024 e 2025 permite a inclusão de setores complementares, como energia, TI e automação.
“Este projeto aposta na diversificação geográfica e na valorização da marca ‘METAL PORTUGAL’ como referência mundial”, afirma Mafalda Gramaxo, Diretora-Geral da AIMMAP. Este enfoque garante que as empresas portuguesas estejam bem posicionadas para explorar novas oportunidades.
O apoio do COMPETE 2030 é fundamental para a execução deste ambicioso plano. O financiamento permite que as empresas invistam em promoção externa e aumentem sua competitividade global.
PERSPETIVAS FUTURAS DO GREEN CODE
Com a evolução das exportações de metalurgia e metalomecânica, espera-se que o GreenCode contribua para um novo marco de exportações. O impacto da diversidade de mercados e da presença em feiras destacadas promete potenciar ainda mais as oportunidades para os empresários portugueses.
O GreenCode representa, assim, uma poderosa ferramenta para a evolução do sector metalúrgico, abrindo portas e criando sinergias que podem beneficiar a economia nacional.
Fonte: Compete2030

