Portal Mais Transparência com nova informação sobre fundos europeus

O Portal Mais Transparência, apresenta novas funcionalidades que permitem aos cidadãos aceder de forma mais clara e detalhada a informação sobre investimentos do Portugal 2030 e organização do território nacional.
16 de Dezembro, 2025

O Portal Mais Transparência, gerido pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), apresenta novas funcionalidades que permitem aos cidadãos aceder de forma mais clara e detalhada a informação sobre Investimentos do Portugal 2030, organização do território nacional e Emprego Público.

No âmbito do Portugal 2030, foi lançada a página Investimentos por Regiões, criada em parceria com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, parceira do Mais Transparência desde o seu lançamento.

Esta página dá-lhe informação sobre as principais regiões alvo de investimento dos fundos europeus, promovendo maior transparência na aplicação destes recursos.

Além desta atualização, o Portal apresenta uma nova área dedicada a Portugal e o Território, onde é possível consultar a organização dos territórios inteligentes.

Desenvolvida pela ARTE, esta área oferece dados e indicadores que permitem aos cidadãos compreender como se organiza o país, da escala nacional à local, e conhecer a caracterização do território segundo a Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI).

Para um acesso a informação mais detalhada sobre territórios inteligentes, os cidadãos podem ainda consultar a nova área do Portal dos Territórios Inteligentes, com “Indicadores ENTI”.

Na área do Emprego Público, foram criadas duas novas páginas designadas “Como está organizado?” e “Quem são os trabalhadores?”, desenvolvidas em colaboração com a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Estas páginas permitem compreender melhor a organização do emprego público, o contexto profissional e o perfil dos trabalhadores da Administração Pública.

Atualmente, o Mais Transparência organiza-se em sete áreas temáticas: Fundos Europeus, Orçamento do Estado, Benefícios Fiscais, Municípios, Emprego Público, Clima e Energia, e Portugal e o Território.

Fonte: Arte

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos