O projeto “Seed4Future”, promovido pela SEEDSIGHT com apoio do Programa COMPETE 2030, está a desenvolver uma solução inovadora para analisar qualidade dos cereais em tempo real, reforçando a competitividade e sustentabilidade do setor agroalimentar.
O Seed4Future aposta no desenvolvimento de uma tecnologia disruptiva, baseada em fotónica e inteligência artificial para avaliar a qualidade do grão em tempo real, diretamente no local de armazenamento ou processamento.
Esta solução permitirá análises multiparamétricas a partir de uma única amostra e, em poucos instantes, será possível identificar contaminantes, prever a produtividade industrial e antecipar a qualidade antes mesmo da moagem.
Com isto, reduzem-se incertezas, desperdícios e custos ao longo da cadeia de valor.
Segundo Gonçalo Ramos, Co-founder & Chief Commercial Officer da Seedsight, “A operação apoiada pelo COMPETE 2030 permitiu à SEEDSIGHT acelerar o desenvolvimento de uma solução tecnológica inovadora que analisa, em tempo real, a qualidade dos cereais antes do processo de moagem.”
Competitividade e sustentabilidade para o futuro
A solução em desenvolvimento vai permitir maior transparência nas transações comerciais e garantir que os cereais cumprem critérios essenciais de segurança alimentar, incluindo a deteção de micotoxinas.
Deste modo, promove-se a produção de alimentos mais seguros e acessíveis, além da otimização dos recursos naturais disponíveis. Todo o setor sai reforçado, desde os produtores às empresas transformadoras e, naturalmente, o consumidor final.
Como destaca Gonçalo Ramos, “Este projeto permite consolidar a componente de I&D da empresa e será determinante para a validação industrial da tecnologia junto de parceiros do setor agroalimentar.”
O Seed4Future demonstra como a inovação pode garantir maior segurança alimentar e um planeta mais sustentável. Um passo estratégico para um futuro com menos desperdício e mais eficiência.
Fonte: Compete 2030

