Incentivos à investigação, desenvolvimento e inovação nas empresas portuguesas

O Programa COMPETE 2030 abriu candidaturas para apoio a projetos de investigação, desenvolvimento e inovação empresarial, abrangidos pela STEP - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa.
6 de Fevereiro, 2026

O Aviso COMPETE2030-2026-1 dará apoio a operações integradas de investigação, desenvolvimento e inovação empresarial (I&D&I) que visem o desenvolvimento e fabrico de tecnologias críticas, em setores estratégicos abrangidos pela STEP – Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa.

O objetivo é a produção comercial de tecnologias críticas, potenciando a inovação produtiva, a realizar em regime de copromoção entre empresas e/ou com entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII).

 

Tecnologias Críticas São tecnologias essenciais para a economia e a segurança de uma nação, em áreas como semicondutores, inteligência artificial, biotecnologia, tecnologias espaciais e cibersegurança.

 

Serão igualmente apoiados investimentos destinados a preservar e reforçar as respetivas cadeias de valor, no setor das tecnologias limpas e eficientes na utilização de recursos, incluindo tecnologias neutras em carbono.

No contexto dos objetivos da STEP, os investimentos a apoiar devem corresponder ao desenvolvimento e fabrico de:

  • Produtos finais, enquadrados no domínio das referidas tecnologias críticas
  • Componentes e máquinas específicas, utilizados principalmente para o desenvolvimento e o fabrico das tecnologias críticas
  • Matérias-primas críticas, pertinentes para a produção das tecnologias críticas
  • Serviços associados, que incluem serviços especializados que são específicos e críticos para o desenvolvimento e o fabrico dos produtos finais.

Os investimentos produtivos devem ser complementares às atividades de I&D apoiadas, visando a sua introdução no mercado ou disponibilização aos potenciais utilizadores.

Podem candidatar-se as empresas de qualquer dimensão, natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada, nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Bem como as ENESII, incluindo das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, no caso das operações financiadas pelo COMPETE 2030.

O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 17h00 de 30 de abril de 2026.

Consulte aqui:

  • Aviso COMPETE2030-2026-1 – Sistema de Incentivos à Investigação, Desenvolvimento e Inovação Empresarial – STEP I&D&I Empresarial – Energia – Operações em Copromoção

 

Fonte: Balcão dos Fundos

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos