A cidade da Amadora recebeu, a 2 de fevereiro, o encontro Infoday Portugal com informação relativa à primeira convocatória de projetos do Programa URBACT IV, onde os participantes aprenderam como apresentar uma boa candidatura, estabelecer uma boa parceria e encontrar parceiros para esta fase dos projetos.
No encontro, organizado pela Direção-Geral do Território, através do Ponto URBACT Nacional, em parceria com a Câmara Municipal, foi feita uma apresentação sobre o novo Programa URBACT IV e sobre os termos de Referência deste primeiro concurso para Redes de Planeamento de Ação, que receberá candidaturas até 31 de março, para promover o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades.
O Ponto URBACT Nacional trouxe ainda aos participantes os conteúdos fundamentais para a apresentação de uma boa candidatura, sobre como estabelecer uma boa parceria e, também, sobre como encontrar parceiros e algumas orientações estratégicas para esta fase dos projetos, fruto do acompanhamento dos inúmeros projetos de períodos anteriores.
Relativamente a conteúdos mais práticos, nomeadamente os que têm a sua origem nas experiências de projetos realizados no URBACT III, foram organizados dois momentos: um sobre a experiência de ser parceiro líder de uma rede e um segundo sobre a experiência de preparação e apresentação de uma boa candidatura.
Um primeiro momento focou-se nos casos de sucesso de dois municípios portugueses que arriscaram ser líderes de Redes no Programa URBACT III e que contou com a partilha sobre as principais aprendizagens da Rede Tourism Friendly Cities, da Câmara Municipal de Braga e da rede VitalCities do Município de Loulé.
Num segundo momento os presentes puderam escutar as experiências de preparação da candidatura, que vieram a ser aprovadas e apoiadas, referentes ao projeto IoTXChange, da Câmara Municipal do Fundão e do projeto AGRI-URBAN da CIM de Coimbra.
Foi ainda projetado um vídeo do projeto Rumourless Cities e conhecida a experiência do Município da Amadora com a implementação desta Rede e respetiva experiência em iniciativas urbanas europeias.
Ainda no que respeita a este Concurso URBACT IV para apresentação de candidaturas a Redes de Planeamento de Ação e sobre como concorrer a esta convocatória, o secretariado conjunto do Programa URBACT IV vai realizar os seguintes encontros online, onde podem ser pedidos esclarecimentos:
- 7 de fevereiro, das 10:00 às 11:00 CET: Intercâmbio e aprendizagem durante a jornada da rede
- 7 de março, das 10:00 às 11:00 CET: Hora de enviar sua inscrição – tecnologia e solução de problemas
Mais informações aqui: Envolva-se! | urbact.eu
Fonte: AD&C-NCTE