“Aldeias de Xisto” | vote no projeto português finalista dos Prémios RegioStars 2023

Até 14 de novembro, pode votar no projeto “Aldeias de Xisto”, cofinanciado pelo Programa CENTRO 2020, a competir nos Prémios Regiostars 2023, na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos”.
19 de Setembro, 2023

Até 14 de novembro, pode votar no projeto “Aldeias de Xisto”, cofinanciado pelo Programa CENTRO 2020, a competir nos Prémios Regiostars 2023, na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos”.

É o único projeto português finalista na edição de 2023, que contou com o número recorde de candidaturas – 228 no total – tendo sido selecionados 30 finalistas.

Promovido pela Comissão Europeia, este concurso distingue projetos financiados por fundos da União Europeia, demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.

O Projeto “Aldeias do Xisto”

O projeto das Aldeias do Xisto, implementou uma estratégia de desenvolvimento regional integrada, que impulsionou a economia local e atraiu investidores.

A recuperação de 500 imóveis, a criação de 90 infraestruturas turísticas e 2 mil Km de percursos tornaram as Aldeias de Xisto numa marca diferenciadora de turismo sustentável.

O projeto colocou, e continua a colocar, as comunidades locais no centro do desenvolvimento, envolvendo-as ativamente em todas as fases, desde o planeamento à implementação.

 

Três projetos apoiados pelo CENTRO 2020 já venceram os RegioStars

Em 2016, a BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira do Hospital ganhou na categoria “Crescimento Sustentável: Economia circular”.

Em 2018, o Centro Empresarial e de Serviços Partilhados do Município do Fundão triunfou na categoria “Apoio à transição industrial inteligente”, enquanto que o Museu da Vista Alegre trouxe para casa o “Prémio do Público”.

Em 2021, o projeto “Transporte a pedido”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, foi o favorito do público na categoria “Ano Europeu do Ferroviário 2021”

Prémio Regiostars

O REGIOSTARS é organizado anualmente pela DG REGIO, desde 2008. Ao longo dos anos, tornou-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram o impacto e a inclusão do desenvolvimento regional.

Os projetos concorrem em seis categorias:

  • Categoria 1: UMA EUROPA COMPETITIVA E INTELIGENTE
  • Categoria 2: UMA EUROPA VERDE
  • Categoria 3: UMA EUROPA CONECTADA
  • Categoria 4: UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA
  • Categoria 5: UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS
  • Categoria 6: TÓPICO DO ANO (Ano Europeu das Competências 2023)

Ao apresentar soluções para desafios comuns, os REGIOSTARS inspiram regiões a implementar uma política regional da UE cada vez mais impactante.

Fonte: CE

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos