O projeto SAFERSEA, apoiado pelo programa de cooperação Interreg Espaço Atlântico, lançou uma nova Convocatória para apoiar a testagem de tecnologias inovadoras e sustentáveis em áreas-chave como a descarbonização, a redução da poluição no Atlântico e a segurança no transporte marítimo.
São convidados a participar instituições públicas e privadas com experiência em soluções que potenciem o setor marítimo, até dia 24 de abril às 12h00 CET.
O SAFERSEA, que conta com a participação da UPTEC e da Sines Tecnopolo, visa criar um setor marítimo mais seguro e consciente, fornecendo às partes interessadas soluções práticas para apoiar a transição verde.
O projeto incentiva o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para navios e portos, fortalecendo a colaboração entre pesquisadores, autoridades portuárias e startups do Espaço Atlântico.
A Convocatória vai concentrar-se em 3 tópicos principais:
- Descarbonização: transição para novos combustíveis e fontes de energia para navios.
- Poluição: abordando questões relacionadas com a poluição marinha, como derramamentos de óleo, resíduos plásticos e perda de contentores no mar.
- Segurança no mar: melhorar a gestão e segurança do tráfego marítimo, reduzir as colisões e otimizar as operações de resgate.
A Convocatória está aberta a todas as partes interessadas no setor de transporte marítimo, incluindo startups, PMEs, empresas, autoridades portuárias, construtores navais, provedores de serviços digitais, organizações sem fins lucrativos e centros tecnológicos e de pesquisa.
INSCRIÇÕES AQUI até 24 de abril, às 12h00 CET!
Participe!
Fonte: AD&C-NCTE/EA