O Algarve conta com apoios europeus para a conservação da natureza, biodiversidade e património natural, através de novo Aviso de concurso em contínuo até abril de 2026.
O Aviso ALGARVE-2025-16 visa reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas.
Para tal, serão apoiados investimentos dirigidos às áreas que integram o Sistema Nacional de Áreas Classificadas, bem como investimentos alargados a territórios contíguos a estas áreas em que a continuidade territorial seja determinante para garantir a conservação da natureza, biodiversidade e património natural, em territórios presentes e pertencentes à Rede Fundamental de Conservação da Natureza (RFCN).
Os apoios integram ainda corredores de conectividade ecológica e outras áreas com interesse para a Biodiversidade, quer de integração local, quer de valorização da estrutura ecológica regional.
Destaca-se que o Algarve é a região do Continente que tem a maior percentagem do território em Áreas Classificadas (37%), incluindo a Rede Natura 2000, pelo que a sua defesa e valorização é uma peça fulcral no desenvolvimento sustentável na região.
Ações abrangidas por este aviso:
- Ações de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade;
- Infraestruturas verdes;
- Ações de promoção, sensibilização e comunicação.
Podem candidatar-se a este concurso:
- Administração Pública Central;
- Municípios e suas associações;
- Entidades do setor empresarial local;
- Setor Empresarial do Estado;
- Entidades do setor empresarial local;
- Outras entidades de natureza pública ou associativa, sem fins lucrativos, mediante protocolo ou outras formas de cooperação com as entidades anteriormente referidas e desde que prevista na ITI PADRE II.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 do dia 30 de abril de 2026.
Consulte aqui:
- Aviso ALGARVE-2025-16 – Conservação da natureza, biodiversidade e património natural – ITI PADRE II
Fonte: Balcão dos Fundos