O Programa PESSOAS 2030 vai dar apoio a cursos de educação e formação de jovens, promovidos por escolas profissionais públicas e privadas e por escolas do ensino particular e cooperativo, no ano letivo 2025/2026.
Os destinatários finais do concurso são os jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola, antes da conclusão da escolaridade obrigatória.
Na oferta de cursos de dupla certificação, disponibilizam-se propostas adaptadas aos jovens que procuram um ensino com uma vertente prática, técnica e mais ligada ao mercado de trabalho, sem prejuízo da sua formação geral.
O principal objetivo é a inclusão plena e bem-sucedida de todos os jovens no percurso escolar, contribuindo igualmente para a redução do abandono escolar precoce.
O Aviso PESSOAS-2025-12 visa promover a obtenção do nível básico de educação e o prosseguimento de estudos, sem prejuízo da promoção de competências para uma profissão, procurando assegurar a inclusão de todos no percurso escolar e a igualdade efetiva de oportunidades.
São elegíveis as turmas dos Cursos de Educação e Formação de Jovens conferentes de nível 2 de qualificação do QNQ, nas tipologias dos percursos de tipo 2 e tipo 3, em funcionamento nas escolas profissionais públicas e privadas e nas escolas do ensino particular e cooperativo no ano letivo 2025/2026.
Podem candidatar-se as escolas profissionais públicas e privadas e as escolas do ensino particular e cooperativo nas regiões Norte, Centro e Alentejo, sendo que a elegibilidade geográfica é determinada pelo local de realização das ações.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 de 10 de setembro de 2025.
Consulte aqui:
- Aviso PESSOAS-2025-12 – Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) – ano letivo 2025/2026 – promovidos por escolas profissionais públicas e privadas e por escolas do ensino particular e cooperativo.
Fonte: Balcão dos Fundos