As praias na Figueira da Foz já foram reabertas após a alimentação artificial no troço costeiro a sul Cova-Gala – Costa de Lavos, no âmbito de uma das maiores intervenções de proteção costeira alguma vez realizadas em Portugal!
O projeto, liderado pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e cofinanciado pelo Programa Sustentável 2030, consistiu numa operação de alimentação artificial das praias, reforçando a faixa litoral com areia proveniente da praia submersa em frente à Praia da Claridade.
Segundo a APA, no total, foram movimentados cerca de 3,3 milhões de metros cúbicos de areia, numa extensão de cerca de 1625 metros, em seis troços prioritários com elevado risco de erosão com o objetivo claro de:
- Mitigar a erosão costeira a sul da barra da Figueira da Foz
- Reduzir o risco de galgamentos e inundações costeiras
- Repor a linha de costa e o cordão dunar
- Proteger infraestruturas costeiras, urbanas e atividades económicas locais
- Aumentar a área útil para usufruto balnear por parte da população
Esta intervenção, que permitiu criar um areal mais extenso e reforçado, insere-se num plano mais vasto, que inclui não só a alimentação artificial entre os esporões 3 e 5, mas também o reforço da plataforma de praia e do cordão dunar a sul do esporão 5.
O projeto contribuiu para a estabilização da linha de costa, reforço e proteção das populações e infraestruturas, proteção de ecossistemas sensíveis e redução dos riscos associados às alterações climáticas.
Fonte: Sustentável2030/APA