Crianças migrantes criam vídeo sobre acolhimento com apoio do FAMI 2030

Um grupo de crianças migrantes criou um vídeo em “stop motion” sobre acolhimento e integração escolar, no âmbito do projeto Papa Léguas, apoiado pelo Programa FAMI 2030.
26 de Agosto, 2025

As crianças migrantes também têm voz. E quando têm espaço para a usar, criam histórias que tocam, transformam e inspiram. Foi isso que aconteceu no projeto Papa Léguas desenvolvido pelo Centro Social Paroquial da Vera Cruz e apoiado pelo Programa FAMI 2030.

Durante a primeira quinzena de julho, o projeto Papa-Léguas ganhou vida com o 1.º momento do Papa Léguas Camp e a participação ativa de um grupo de crianças migrantes, que criaram um vídeo em Stop Motion (estilo de animação que usa objetos reais e fotografia manual para criar movimentos ilusórios) do início ao fim.

Esta curta-metragem, inteiramente concebida pelas crianças, aborda temas como o acolhimento e a integração no contexto escolar, refletindo as suas experiências, sonhos e esperanças.

Papa Léguas Camp foi mais do que uma atividade de verão, é uma afirmação de que todas as crianças têm direito a ser ouvidas e a participar na construção de uma escola onde se sintam em casa.

Com criatividade, partilha e dedicação, as crianças construíram uma narrativa visual que convida toda a comunidade educativa a escutá-las e a valorizar os seus olhares.

O projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ser um espaço de inclusão, expressão e transformação.

O Papa Léguas é promovido pelo Centro Social Paroquial da Vera Cruz, com o apoio da União Europeia através do Programa FAMI 2030, no âmbito do Objetivo Estratégico 2 – Migração legal e integração.

Com um apoio de 186 320,18€ de Fundo, o projeto Papa Léguas já permitiu, até 31 de março de 2025, envolver 84 crianças migrantes de 12 nacionalidades diferentes.

 

Fonte: FAMI2030

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos