A Operação PESSOAS-FSE+-01274900 visa promover e sustentar as políticas públicas de igualdade de oportunidades e de género, atacando estereótipos e preconceitos de género, e fomentando a inclusão de comunidades vulneráveis.
Centra-se em garantir a igualdade de acesso ao mercado de trabalho, combater todas as formas de discriminação, violência doméstica e de género, e o tráfico de seres humanos.
Para alcançar estes objetivos, conta com o apoio do Programa PESSOAS 2030 para implementar campanhas, ações de sensibilização, informação, e produção de conhecimento, conforme estipulado pela Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) e os respetivos Planos de Ação.
A estratégia inclui a realização de estudos de diagnóstico para identificar necessidades, definição de critérios técnicos para iniciativas e campanhas, planeamento de atividades prioritárias e promoção de ferramentas digitais para análise e avaliação de impacto.
A operação, implementada pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, prevê igualmente reuniões de monitorização, questionários de avaliação e ações presenciais e online para a divulgação das atividades.
O objetivo final é contribuir para a diminuição da discriminação de género e promover uma sociedade que efetivamente respeite os direitos humanos e a igualdade substantiva entre todos os cidadãos.
A Operação “Ações de sensibilização e campanhas para a igualdade e inclusão – CIG” é cofinanciada pelo PESSOAS 2030 com um investimento FSE+ de 510.147,06 € para um investimento total de 600.173,01 €.
Fonte: Pessoas2030