Candidaturas abertas à edição 2026 das Summer/Winter Schools em áreas prioritárias do Portugal 2030

O Programa de Assistência Técnica PAT 2030 continuará a apoiar, em 2026, a realização de Summer/Winter Schools em áreas prioritárias do Portugal 2030. Candidaturas abertas até 5 de dezembro de 2025.
30 de Outubro, 2025

Já foi publicado o Aviso para apresentação de candidaturas com vista ao apoio do PAT 2030 à dinamização e realização de Cursos de Especialização de Média Duração – Summer/Winter Schools – em áreas prioritárias do Portugal 2030 (edição 2026).

Com uma dotação de 500 m€, as candidaturas decorrem entre o dia 29 de outubro e o dia 5 de dezembro de 2025.

Esta iniciativa do PAT 2030 insere-se no âmbito do Roteiro para a Capacitação do Ecossistema dos Fundos da Política de Coesão para o período 2021-2027. Permite às autoridades de gestão, organismos intermédios e membros dos Comités de Acompanhamento dos Programas do Portugal 2030, continuarem a reforçar as suas competências em áreas relevantes para o sucesso da implementação dos Fundos Europeus em Portugal.

Constituem áreas prioritárias de formação para 2026:

Para mais detalhe, consultar o Aviso onde se identificam as subprioridades de capacitação.

Assumindo uma forte preocupação com a aplicabilidade prática da formação e a sua tradução direta na melhoria da eficácia e eficiência da gestão do Portugal 2030, a formação ministrada deverá adotar metodologias inovadoras e com forte interação com os participantes.

Deverá também possuir elevada qualidade técnica do plano de formação e respetivos formadores, ser diferenciador face à oferta corrente do mercado de formação de nível avançado/ superior, ser flexível em matéria de organização do curso, tendo presente que se dirige a ativos empregados, e incluir mecanismos de acompanhamento e avaliação dos resultados do curso ministrado.

O PAT 2030 pretende com esta iniciativa:

  • Promover a oferta de formação especializada em áreas relevantes para a gestão de fundos europeus;
  • Melhorar a capacidade de gestão estratégica e operacional das estruturas de gestão, controlo, análise de risco, avaliação e monitorização do Portugal 2030;
  • Reforçar as competências técnicas das entidades do ecossistema direto dos fundos europeus do Portugal 2030, incluindo a promoção de uma participação mais ativa na implementação, acompanhamento e avaliação dos programas por partes dos membros dos comités de acompanhamento.

As entidades beneficiárias abrangidas são:

  • Instituto Nacional de Administração;
  • Entidades do ensino superior com competências técnicas e científicas nas áreas prioritárias de capacitação;
  • Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

A informação completa relativa ao aviso encontra-se disponível em Avisos PAT 2030.

As candidaturas devem ser submetidas através do Balcão dos Fundos.

Fonte: PAT 2030

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos