Portugal participa no projeto europeu SenForFire – Rede de sensores sem fios de baixo custo para prevenção e deteção precoce de incêndios florestais, cofinanciado pelo Programa de cooperação Interreg Sudoe 2021-2027 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) .
O SenForFire tem como objetivo desenvolver redes de sensores sem fios (RSSF) capazes de monitorar, em tempo real, os parâmetros meteorológicos e ambientais associados ao risco de incêndio, permitindo detetar precocemente ocorrências e apoiar a decisão local .
Inovação tecnológica para prevenção e gestão do risco florestal no espaço SUDOE
Em Portugal, o projeto envolve a Universidade de Coimbra, responsável pela criação da plataforma de computação em nuvem e inteligência artificial, a Universidade de Évora, que assegura a componente científica e ambiental e o Município do Fundão, onde está localizado na área-piloto nacional.
Com parceiros de Espanha, França e Andorra , o SenForFire contribui para fortalecer a capacidade de investigação e inovação na gestão de riscos ambientais, promovendo soluções tecnológicas sustentáveis e a cooperação transnacional no espaço Sudoe.
O projeto tem uma duração de 36 meses (2024-2026) e um orçamento total elegível de 2,40 milhões de euros, sendo cofinanciado a 75% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Interreg Sudoe.
Crédito foto: InterregSudoe
Fonte: AD&C-NCTE

