O projeto CustomNiTi, cofinanciado pelo Programa COMPETE 2030, está a revolucionar o setor de dispositivos médicos ao desenvolver placas e distratores ósseos personalizados, para melhorar a eficiência e o conforto no tratamento de fraturas.
As placas são feitas sob medida para cada paciente, ajustando-se à fratura e otimizando o processo de cicatrização, oferecendo zonas de módulo de elasticidade adaptadas a cada situação clínica. Além disso, os distratores ósseos operam internamente, minimizando o desconforto e evitando infeções associadas a elementos externos.
Este projeto é desenvolvido pela Customize Portugal, em parceria com a Universidade do Minho e utiliza tecnologias aditivas e materiais biologicamente compatíveis, seguindo padrões clínicos rigorosos.
Paulo Moraes, Diretor de Investigação e Desenvolvimento afirma que “O apoio do COMPETE 2030 foi decisivo para permitir a integração de materiais inteligentes, engenharia avançada e processos de validação técnico-científica rigorosos.”
O objetivo final é colocar no mercado dispositivos médicos de alto valor acrescentado. “Este projeto fortalece a capacidade industrial e competitiva da CPIMC, criando soluções inéditas com elevado potencial económico e impacto clínico”, destaca Paulo Moraes. Com isso, a CustomNiTi irá reforçar a posição da CPIMC a nível nacional, assim como a imagem de inovação científica de Portugal.
O projeto CustomNiTi representa um avanço significativo na área da ortopedia, contribuindo para soluções clínicas eficazes e económicas, sendo um exemplo de como a inovação pode transformar a medicina moderna e beneficiar os pacientes.
Fonte: Compete 2030

