Projeto SED’UP vai dar uma segunda vida aos sedimentos marinhos, com apoio do Interreg Espaço Atlântico

Foi lançado, em dezembro, o projeto SED'UP apoiado pelo Programa de cooperação Interreg Espaço Atlântico, que visa reforçar a economia circular, transformando sedimentos dragados dos portos em materiais de construção sustentável.
29 de Janeiro, 2026

A Universidade da Bretanha Ocidental (UBO), acolheu a 4 e 5 de dezembro, o lançamento do projeto SED’UP, coordenado pelo Instituto de Brest-Morlaix e com a participação das instituições portuguesas UPTEC e Sines Tecnopolo.

O projeto, cofinanciado pelo programa de cooperação Interreg Espaço Atlântico, visa reforçar a economia circular na Região do Atlântico, transformando sedimentos dragados dos portos em materiais de construção sustentável.

Em linha com as principais políticas europeias, o SED’UP testará novas soluções em locais-piloto: Cork (Irlanda) e Morlaix (França).

O SED’UP enfrenta o desafio de gerenciar milhões de metros cúbicos de sedimentos dragados anualmente de portos e estuários, ao mesmo tempo em que responde aos desenvolvimentos recentes no regulamento europeu, incluindo a Diretiva-Quadro da Água, o Pacto Verde Europeu, a Diretiva-Quadro de Resíduos e o Plano de Ação da Economia Circular Europeia.

Nos próximos meses, os parceiros do projeto colaborarão em soluções inovadoras.

Os locais-piloto incluem o Porto de Cork (Irlanda), onde experimentos técnicos avaliarão alternativas ao descarte marítimo, e a Comunidade de Morlaix (França), que se concentrará em estruturar uma cadeia de valor sustentável e em larga escala.

Descubra a apresentação do projeto neste vídeo:

 

Fonte: Interreg Atlantic Area

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos