Interreg Euro-MED aprovado pela Comissão Europeia

Jun 2, 2022

Já foi oficialmente aprovado pela Comissão Europeia, o Interreg Euro-MED – Programa Interreg para o Espaço Euro-Mediterrânico de Cooperação Transnacional referente ao período 2021-2027.

Com o objetivo central de “Fazer acontecer a transição verde no Mediterrâneo”, o Interreg Euro-MED está pronto para atuar por uma sociedade climaticamente neutra e resiliente para benefício dos seus cidadãos.

Mais concretamente vai apoiar o desenvolvimento e implementação de projetos de cooperação que fortaleçam a economia sustentável e inovadora, a proteção, restauração e valorização do património natural, um estilo de vida mais verde e o turismo sustentável.

Apesar de representar uma continuidade do apoio a iniciativas de cooperação na bacia do Mediterrâneo, há muitas novidades em relação ao Programa do anterior período de programação 2014-2020, que pode consultar nos documentos do Programa.

Interreg Euro-MED representa um envelope de financiamento de 235 Milhões de €, dos quais 217 M€ de apoio do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Reúne parceiros oriundos de 69 regiões em 14 países da costa norte do Mediterrâneo: Bulgária, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Malta, Portugal e Eslovénia, aos quais se junta a participação da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedónia do Norte (Instrumento de pré-adesão).

primeira convocatória do Programa, que já se encontra encerrada teve como alvo a “Governança Mediterrânea”, um objetivo específico destinado a apoiar as Ações que visam uma melhor governança da cooperação.

Uma segunda convocatória para apresentação de projetos vai ser lançada no dia 23 de junho e decorrerá até ao início de outubro.

No âmbito desta convocatória vai decorrer uma Sessão de Informação presencial para potenciais beneficiários em Chipre, mas será igualmente possível participar online.

 

Fonte: AD&C-NCTE/EuroMED