O Programa Regional Lisboa 2030 organizou a 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento, onde foram apresentados os dados relativos ao encerramento do Lisboa 2020 e um ponto de situação da execução do Lisboa 2030.
A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, esteve representada pelo seu Vice-presidente, Duarte Rodrigues, nesta sessão, que decorreu no Centro de Incubação de Base Tecnológica, inaugurado recentemente depois de um investimento de 3,4 milhões de Euros financiado pelo Lisboa 2020.
No encontro, a Presidente da CCDR LVT e Presidente da Comissão Diretiva do Lisboa 2030, Teresa Almeida, apresentou os grandes números do Lisboa 2020:
3457 projetos aprovados; perto de 2 mil milhões de Euros de investimento total (1966 M€); e uma taxa de execução de 105%.
Teresa Almeida recordou, no seu discurso, aquelas que foram as “grandes abordagens” do Lisboa 2020, como: as infraestruturas de aceleração; o reforço da saúde (em hospitais, centros de saúde e outros equipamentos); a educação (com uma acentuada descida da taxa de abandono escolar); e a capacitação, que combinou medidas de empregabilidade, de empreendedorismo, de formação certificada e de apoio a recursos altamente qualificados.
Quanto ao Lisboa 2030, Teresa Almeida enfatizou a “acentuada taxa de execução do programa face ao previsto” com 49 avisos já publicados, de um total de 68 programados, o que representa 67% da dotação do programa (cerca de 255 milhões de Euros), estando, neste momento, a média do Portugal 2030 situada nos 46%.
O momento serviu ainda para dar nota de que os próximos avisos a serem anunciados estarão ligados às áreas do empreendedorismo, infraestruturas tecnológicas, redes e capacitação RIS3, economia circular e emprego e empreendedorismo (+Coeso).
A sessão contou com a participação do Presidente do Turismo de Portugal (entidade gestora do Centro de Incubação de Base Tecnológica), Carlos Abade, e, como oradores convidados, Roberto Antunes, CEO do NEST – Centro de Inovação do Turismo, Sérgio Barroso, Diretor do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento, e Ana Inácio, Professora no ISG e na Universidade Católica.
Dada a presença por responsáveis da Comissão Europeia pela avaliação da aplicação de fundos europeus (FEDER e FSE), foram ainda realizadas visitas aos seguintes projetos apoiados pelo Lisboa 2020:
- LuzLab – Laboratório Urbano das Culturas de Queluz: situado no bairro Almeida Araújo, e com um investimento total de mais de 80 mil Euros, o projeto é focado na integração social de públicos em situação de desvantagem social, incorporando um modelo de inovação e sustentabilidade, que funde práticas de negócio, gestão, ação social e disciplinas artísticas, colocando-as ao serviço da integração, da inovação e do desenvolvimento do empreendedorismo cultural em Queluz.
- Skoola – Academia de Música Urbana: um projeto com um investimento total de 83.860 Euros, que permitiu contribuir para a eliminação de discriminações, assimetrias económicas, sociais, culturais e territoriais através de práticas artísticas e culturais e para a construção de novas perspetivas de futuro para um grupo de crianças e jovens da Área Metropolitana de Lisboa.
- Centro de Vida Independente: neste projeto, com um investimento total de mais de um milhão e meio de Euros, foram criadas as condições necessárias para que pessoas com deficiência possam exercer a sua cidadania em igualdade, nomeadamente no prosseguimento dos seus estudos e na procura, manutenção e progressão de uma carreira profissional.
- Unidade de Saúde de Sesimbra: uma nova unidade de saúde, com um investimento total de 1.135.610,44 de Euros, a qual permite acolher várias valências de serviços e que, tratando-se de um edifício localizado no perímetro urbano de Sesimbra, possibilita respostas complementares à população residente nos territórios vizinhos.
- Centro de Interpretação, Salgas Romanas, Navios Históricos da Marinha e Circuito Turístico: com um investimento total de mais de 3,4 milhões de Euros, este projeto assenta na interpretação, valorização e promoção de bens histórico-culturais de interesse turístico estratégico para Almada e para a região de Lisboa, tais como: a Fábrica Romana de Salga de Peixe (Imóvel Classificado de Interesse Público) e dois Navios Históricos da Marinha (instalados nas docas do antigo complexo industrial da Parry & Son).
- Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável através da Requalificação da ER 377-2 na Costa de Caparica: projeto com um investimento superior a 3 milhões de Euros responsável pela introdução de valências de circulação (em modos suaves e de emergência) e de circulação de transportes públicos coletivos, de acordo com o considerado na Revisão do Serviço Público de Transportes Rodoviários no seio da Área Metropolitana de Lisboa.
- Laboratório de Nano Caracterização Avançada da NOVA: um projeto de mais de 2,19 milhões de Euros que tem como foco reforçar a região com uma infraestrutura de vanguarda e de excelência na área da nano-análise e nano-impressão, associada a uma unidade de I&D de reputado prestígio internacional.
Fonte: Lisboa 2030