O projeto BLUE SHUTTLE, apoiado pelo Interreg Espaço Atlântico, lançou uma Convocatória de projetos que apresentem novas soluções digitais e tecnológicas para enfrentar os atuais desafios da bioeconomia azul.
Com a participação da UPTEC e do CIIMAR, esta Convocatória procura soluções para uma melhor gestão de investimentos relacionados com o tratamento de águas residuais, a gestão de corvos-marinhos e resíduos produzidos em culturas de peixes e vegetais.
A iniciativa é uma oportunidade para desenvolver e testar soluções pioneiras que promovam a sustentabilidade, eficiência e competitividade, acelerando a digitalização da Economia Azul no Espaço Atlântico.
Podem concorrer PME, Startups e Centros de Tecnologia e Inovação do Espaço Atlântico (Portugal, Espanha, Irlanda e França) com ideias inovadoras que atendam às necessidades críticas de recursos marinhos vivos e Biotecnologia Azul.
A submissão de candidaturas decorre até 30 de abril de 2025.
A Convocatória procura soluções digitais e tecnológicas de ponta, alinhadas com estes desafios:
- França: Uso de Inteligência Artificial (IA) para otimizar o tratamento de águas residuais com microalgas.
- Espanha: Desenvolvimento de veículos terrestres não tripulados (UGV) para a gestão de corvos-marinhos.
- Portugal: Implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos Inteligentes (SWIMS) para transformação digital e verde na gestão de resíduos e recursos de aquaporina.
Os participantes selecionados participarão de um projeto piloto de 12 meses, trabalhando em estreita colaboração com as organizações que propuseram os desafios para implementar e refinar as suas soluções.
Cada projeto com soluções receberá um apoio financeiro de até 15.000€ (sem IVA) para desenvolver a solução mais inovadora.
Fonte: AD&C-NCTE/EA