O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, acolhe, de 16 a 18 de outubro, o ‘Port Innovation Days 2024’, evento que reúne especialistas em gestão portuária e que servirá para a partilha de novos investimentos nos setores marítimo e logístico.
Dia 17 de outubro (quinta-feira), a partir das 9h30, o programa inclui a apresentação de projetos de referência apoiados pelo Interreg espaço Atlântico como o HYDEA e o ENEPORTS.
Os representantes do HYDEA apresentarão um mapa interativo que identifica novas tecnologias para a utilização de hidrogénio no funcionamento dos portos de Brest (França), Leixões (Portugal), Vigo e Sevilha (Espanha).
O objetivo é oferecer uma visão completa do potencial de investimentos nestes portos e demonstrar como a integração de energias limpas pode ser replicada em diferentes operações marítimas.
O HYDEA é liderado pela Fundación Centro Texnolóxico de Eficiencia e Sostenibilidad de Eficiencia Energética, em Vigo, tendo como parceiros portugueses a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Já os parceiros do ENEPORTS, mostrará como a aposta na inovação e em novas tecnologias para a descarbonização, utilizando as energias renováveis e a digitalização, contribuirá para uma gestão portuária mais eficaz.
O ENEPORTS é liderado pelo Instituto Tecnológico de Galicia, na Corunha, e que tem como parceiro português a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
Cooperação Transnacional com o Interreg Espaço Atlântico
O Interreg Espaço Atlântico é um programa europeu de Cooperação Transnacional que, no período 2021-2027, está a executar 113 milhões de Euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A verba é aplicada em investimentos realizados em parceria entre instituições públicas e pequenas e médias empresas de Espanha, Irlanda, França e Portugal.
Até à data, já aprovou 71 milhões de Euros em 26 projetos em áreas como a economia azul, o ambiente, o turismo sustentável e a cultura, que reúnem mais de 300 parceiros.
Saiba mais em Interreg Espaço Atlântico!
Fonte: InterregAA