Realizou-se, a 19 de dezembro, no Crato, a sessão de apresentação do PROVERE Alentejo 2030 (Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE) cujos Planos de Ação foram aprovados e contratualizados entre a Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 e as respetivas entidades coordenadoras.
O PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, foi concebido e implementado, pela primeira vez, no período 2007-2013, tendo voltado a ser mobilizado na programação dos Programas Operacionais Regionais Norte, Centro, Alentejo e Algarve em 2014-2020 e agora em 2021-2027.
Trata-se de uma abordagem de valorização económica de base territorial, dirigida especificamente para espaços de baixa densidade, que tem como objetivo fomentar a sua competitividade através da dinamização de atividades de base económica inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, tendencialmente inimitáveis do território.
Esta sessão que teve lugar na Herdade da Rocha no Crato, foi uma oportunidade para debater as vantagens e potencialidade este instrumento territorial e refletir sobre os desafios futuros neste período de programação Portugal 2030.
Na Sessão de Abertura, participaram Joaquim dos Santos Diogo, Presidente da C.M. do Crato, Nuno Romão, Diretor da Unidade de Política Regional da AD&C, Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal e António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo e da Comissão Diretiva do Alentejo 2030.
Os trabalhos prosseguiram com uma mesa-redonda, moderada por Telma Guerreiro, Secretária Técnica da AG do Alentejo 2030, com intervenções das entidades responsáveis por cada um dos sete PROVERE aprovados para o período 2021-2027:
- + SERRA D´OSSA “Recursos Naturais e Ecossistema”
- PROVERE 2030 “Montado de Sobro e Cortiça | Um Território Coletivo a Valorizar
- ALQUEVA + Inovador – Valorização do Recurso Endógeno “Água-Alqueva”
- EEC PROVERE Território Regenerativo: Agrofloresta Multifuncional
- ENOTUR – Enoturismo do Alentejo e Ribatejo
- ID Sudoeste – Rota Vicentina
- GUARDIÕES Alentejo – Ação Climática para a valorização do recurso endógeno Ecossistema
- Ambiental
O encerramento deste evento esteve a cargo de Tiago Pereira, vogal executivo do Programa, que sublinhou o facto do PROVERE Alentejo 2030 mobilizar um investimento inicial de 5,5 milhões de euros para apoiar as bases de funcionamento das estratégias, incluindo marketing, estudos e mobilização de parceiros.
Fonte: AD&C/CCDR Alentejo