O Programa Madeira 2030 lançou o Aviso de concurso “Formações Modulares Certificadas – Ações Capacitar” que dará apoio à qualificação profissional dos adultos desempregados na região.
O Aviso M2030-2025-06 visa apoiar a qualificação e requalificação profissional de adultos desempregados, promovendo a aquisição de novas competências e a melhoria da empregabilidade, através do financiamento de Ações Capacitar.
As Formações Modulares Certificadas abrangidas estruturam-se em percursos formativos flexíveis, que incluem Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) e Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
As ações podem ser realizadas na modalidade de formação presencial ou formação online, com as mesmas regras que se aplicariam em formação presencial.
Podem candidatar-se entidades formadoras certificadas de natureza privada.
A dotação financeira total disponível é de 3.500.000,00€, financiada pelo Fundo Social Europeu (FSE+) a uma taxa máxima de cofinanciamento de 85%.
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorre até dia 02/05/2025, às 17h00.
As Ações Capacitar têm como objetivo promover a aprendizagem ao longo da vida, em especial através de oportunidades flexíveis de melhoria de competências e de requalificação para todos.
Tendo em conta as competências nos domínios do empreendedorismo e do digital, pretende-se antecipar melhor a mudança e as novas exigências em matéria de competências com base nas necessidades do mercado de trabalho, facilitar as transições de carreira e fomentar a mobilidade profissional.
Consulte aqui:
- Aviso M2030-2025-06 – Formações Modulares Certificadas – Ações Capacitar
Fonte: Balcão dos Fundos