O Programa Algarve 2030 abriu concurso para “Formação de profissionais do setor da saúde”, estabelecendo as condições de atribuição do apoio de fundos europeus na região.
O Aviso ALGARVE-2025-32 visa o apoio do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) para o desenvolvimento de competências dos profissionais de saúde, em conformidade com o Programa de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A modernização do sistema da saúde e, em particular, as apostas em matéria de diversificação e melhoria da qualidade das respostas dos serviços, nas áreas das competências técnico-científicas, de liderança, digitais e de inovação dos serviços, justificam os apoios.
São elegíveis ações de formação que respeitem as seguintes condições:
- As prioridades formativas em linha com o Programa de Gestão Estratégica dos Recursos Humanos do SNS e definidas de acordo com as orientações provenientes de atores estratégicos do setor;
- Os princípios de atuação associados às reformas em curso no âmbito da área governativa da Saúde.
Podem candidatar-se as pessoas coletivas de direito público que integram o Ministério da Saúde, com operações desenvolvidas na região do Algarve.
A elegibilidade geográfica é determinada pelo local de realização das ações ou de residência profissional dos formandos, conforme se trate, respetivamente, de formação presencial ou de formação a distância, seja em formato e-learning ou em formato misto (b-learning).
O período de candidaturas, no Balcão dos Fundos, decorrerá até às 18h00 de 30 de janeiro de 2026.
Consulte aqui:
- Aviso ALGARVE-2025-32 – Formação de profissionais do setor da saúde
Fonte: Balcão dos Fundos

