Três projetos portugueses na final do REGIOSTARS 2024!

Já foram anunciados os finalistas dos Prémios RegioStars 2024, em que Portugal se destaca com três projetos apoiados por fundos europeus.
18 de Julho, 2024

Já foram anunciados os finalistas dos Prémios REGIOSTARS 2024, em que Portugal se destaca com três projetos apoiados por fundos europeus.

“ECOGRES 4.0” com apoio do Programa COMPETE 2020, “Realiza.te: a Collaborative Journey” com apoio do CENTRO 2020 e “Human Power Hub” com apoio do POISE/Portugal Inovação Social, são os projetos portugueses que concorrem na final.

O ECOGRES 4.0 concorre na categoria UMA EUROPA VERDE. Trata-se de um projeto que se intitula Uma Revolução Verde na Cerâmica! Desenvolveu pastas cerâmicas sustentáveis utilizando uma filosofia de economia circular. Incorporou resíduos das indústrias cerâmica e não cerâmica, produzindo novas linhas de produtos mais sustentáveis. O sucesso do projeto e dos produtos desenvolvidos levou à criação de uma empresa derivada, a ECOGRES-Ecological Ceramics, Ltd. Esta nova empresa produzirá novas linhas de produtos sustentáveis, assinalando um passo significativo em matéria de inovação ecológica.

O projeto Realiza.te: uma Jornada Colaborativa concorre na categoria UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA e mostra os esforços colaborativos para combater o abandono escolar precoce e melhorar o sucesso educativo. Destaca intervenções personalizadas, equipas multidisciplinares e iniciativas centradas na equidade. Os resultados positivos incluem a redução das taxas de abandono escolar precoce e o aumento dos índices de ações que ultrapassam as médias regionais e nacionais. Esta metodologia oferece um modelo para a promoção da igualdade educativa através da parceria e da ação coletiva.

Já o Human Power Hub concorre na categoria UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS e é o centro de inovação social de Braga, integrado na Empresa Municipal BragaHabit. Centra-se na aceleração e incubação de projetos empresariais com impacto social, promovendo a colaboração entre os setores público, empresarial, social e académico através da metodologia de “hélice quádrupla”. O seu objetivo é criar soluções inovadoras para os desafios sociais e melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais.

Este ano, júri do REGIOSTARS avaliou um número recorde de candidaturas – 262 no total – e selecionou 25 finalistas.

Tal como nos anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o Prémio do Público.

A votação terá início a 2 de setembro neste sítio Web.

Os finalistas reunir-se-ão para a «ronda final» da avaliação do júri durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek), em Bruxelas, onde vão apresentar seus projetos na frente de uma audiência ao vivo, bem como o júri.

Os vencedores serão anunciados durante a cerimónia REGIOSTARS no dia 9 de outubro, organizada no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek).

Desde a sua criação em 2008, o REGIOSTARS tornou-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram o impacto e a inclusividade do desenvolvimento regional.

Ao propor soluções para os desafios comuns e ao aproveitar as maiores oportunidades, o REGIOSTARS inspirou as regiões a concretizarem uma política regional da UE com um impacto cada vez maior.

As categorias são:

Saiba mais aqui!

 

Fonte: InforegioCE

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos