Portugal acolhe a 1.ª Reunião da Comunidade do Roteiro para a Capacitação do ecossistema dos Fundos da Política de Coesão

Jun 20, 2022

Nos próximos dias 21 e 22 de junho, a AD&C será o anfitrião da 1.ª Reunião Plenária presencial da Comunidade Europeia do Roteiro para a Capacitação do ecossistema dos Fundos da Política de Coesão, na qual será feito um ponto de situação dos roteiros nos vários países que integram a Comunidade.

A Comunidade do Roteiro para a Capacitação, liderada pela DG Regio da Comissão Europeia, reúne profissionais envolvidos, a nível regional ou nacional, dos diversos Estados Membros, na construção, implementação e monitorização de planos estratégicos para a Capacitação Administrativa, para discutir os objetivos, as ações e a gestão dos Roteiros, trocando práticas e ferramentas de capacitação.

A implementação dos Roteiros tem como principal objetivo o reforço da capacidade administrativa para melhorar o desempenho das administrações responsáveis pela gestão dos Fundos Europeus.

A capacidade administrativa para a gestão dos Fundos é associada a três dimensões:

  • as pessoas, enquanto elemento nuclear de qualquer organização o que pressupõe que ao bom desempenho da gestão tem que estar associado uma equipa de pessoas motivada, qualificada e disponível;
  • as organizações, estruturas indispensáveis no processo de gestão e execução dos Fundos;
  • os instrumentos, nomeadamente os processos, sistemas e cultura que devem estabelecer um quadro coerente com os objetivos estratégicos definidos.

A reunião contará com a participação de especialistas de diversos Estados-Membros, bem como de um representante da Comissão Europeia, e contará com uma visita a um projeto cofinanciado por fundos europeus na área da capacitação administrativa – o “Centro de Competências para apoiar a Contratação Pública de Inovação”, da ANI – Agência Nacional de Inovação e IMPIC.

Em 2021, a AD&C, no contexto da preparação do período de programação 2030, deu início à elaboração de um ‘Roteiro para a capacitação do ecossistema dos Fundos da Política de Coesão para o período 2021-2027’, que será apresentado na sessão de encerramento desta reunião.

 

Fonte: AD&C