Aderir às Notificações Eletrónicas como representante legal de uma empresa

Quem pode aderir

As pessoas que tenham um dos seguintes cargos em sociedades anónimas, sociedades por quotas ou cooperativas:

  • administrador(a)
  • gerente
  • diretor(a)
  • procurador(a).

 

Além disso, também é possível permitir que os/as funcionários/as recebam notificações eletrónicas em nome da empresa.

 

O que precisa de fazer antes de aderir

Antes de poder aderir às Notificações Eletrónicas como representante legal de uma empresa, precisa de associar os atributos empresariais ao seu cartão de cidadão ou à sua Chave Móvel Digital.

 

Para associar os atributos empresariais:

  1. Aceda à área reservada do portal Autenticação.gov e autentique-se com o cartão de cidadão ou a com a Chave Móvel Digital.
  2. Escolha o separador lateral Os meus atributos profissionais.
  3. Escolha o perfil (procurador ou administrador, gerente ou diretor).
  4. Indique o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) e a denominação da empresa.

 

O pedido de associação de atributos empresariais será validado pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN) no prazo de 48 horas. Receberá uma confirmação no email que indicou durante o pedido.

 

Como aderir

Depois de ter os atributos empresariais associados e validados pelo IRN, já pode aderir às Notificações Eletrónicas no portal ePortugal.

 

Para aderir às Notificações Eletrónicas:

  1. Aceda à área reservada do portal ePortugal e autentique-se com o cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital

Se é a primeira vez que entra no portal ePortugal, siga os passos para criar uma conta.

  1. No menu lateral esquerdo da área reservada, escolha Notificações Eletrónicas.
  2. Clique em Empresa/Entidade.
  3. Escolha a empresa/entidade pela qual quer aceder.
  4. Indique o email onde quer receber as notificações eletrónicas – este email será a sua Morada Única Digital (MUD), onde irá receber as notificações. Vai receber no email que indicar um código de seis dígitos para confirmar a adesão.
  5. Insira o código que recebeu por email.

Se não receber o código, pode pedir que enviem outro

Se se enganar no email, pode voltar atrás e alterá-lo.

  1. Depois de aderir, aceda ao Balcão dos Fundos, vá a Dados da Entidade e confirme se a adesão às Notificações Eletrónicas ficou visível.

 

Na primeira vez que entrar na plataforma, verá uma apresentação sobre as principais funcionalidades do serviço de Notificações Eletrónicas. Esta apresentação só aparece na primeira vez.

 

 

Caso precise de ajuda

Contacte o Centro de Contacto Empresas através do 210 489 011.
Esta linha pertence à Agência para a Modernização Administrativa, que é a entidade que gere o serviço de Notificações Eletrónicas.

 

É um serviço complementar ao Balcão dos Fundos

Quando aderir, deve validar se a adesão foi refletida nos Dados da Entidade da entidade beneficiária.

O que vai encontrar neste artigo de ajuda

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